TORMENTO D'AMORE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Giuliana (Ana Paula Arósio) em Terra Nostra: novela começou com sinais bons e ruins no Ibope
Em sua primeira semana, a reprise de Terra Nostra deu uma boa e uma má notícia à Globo nos números da Kantar Ibope. O folhetim de Benedito Ruy Barbosa até teve um começo menos animador do que o de História de Amor, mas não tão desastroso quanto o de Cabocla --ainda que uma maldição esteja rondando o início das tardes da líder de audiência.
O levantamento feito pelo Notícias da TV mostra que a trama que retrata a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil fechou com 12,3 pontos entre 1º e 6 de setembro. O número representa uma pequena retração de 1,6% em relação à sua antecessora, que teve a média de 12,5 na primeira semana.
Mas o resultado também pode ser visto como um bom sinal, porque indica que a faixa Edição Especial conseguiu se consolidar na faixa em que a Globo antes passava sufoco contra A Hora da Venenosa, do Balanço Geral. O quadro de Fabíola Reipert foi responsável por jogar a pá de cal tanto no Vídeo Show (1983-2019) quanto no Se Joga (2019-2021).
As reprises são uma solução muito mais barata do que um programa ao vivo. Entretanto, também carregam riscos: uma escolha equivocada pode derrubar a audiência, como se viu com Cheias de Charme em 2024.
O público do horário rejeitou a novela das sete, e o efeito respingou em Cabocla, que estreou com apenas 10,8 pontos em sua primeira semana --bem abaixo dos 13,0 registrados por Mulheres de Areia, trama que antecedeu a história das Empreguetes na faixa.
Por outro lado, essa pequena queda nos números de História de Amor para Terra Nostra também são um sinal de alerta (mais amarelo do que vermelho). Afinal, a história de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) foi um dos maiores fracassos da história do Vale a Pena Ver de Novo em 2004.
Não à toa, a expectativa é de que a Globo passe a faca na trama assim que Janete (Ângela Vieira) entregar o filho de Giuliana na roda dos enjeitados. A partir daí, a trama ganha uma barriga --jargão para aqueles períodos em que nada acontece na história-- com a protagonista chorando capítulo sim, capítulo também atrás do filho perdido.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.