Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PREFERÊNCIAS POLÍTICAS

Lula ou Bolsonaro? Público quer saber em quem atores de Pantanal votam

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos dos atores Juliano Cazarré e Irandhir Santos caracterizados como seus personagens em Pantanal

Os atores Juliano Cazarré e Irandhir Santos em Pantanal; público quer saber em quem eles votam

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 27/6/2022 - 6h25
Atualizado em 27/6/2022 - 10h42

Os atores da novela Pantanal têm entrado diariamente na casa de milhões de brasileiros, e é natural que os telespectadores queiram saber mais sobre quem está ali, na tela. Um dos pontos que mais tem gerado curiosidade é o posicionamento político do elenco. Em ano de eleição, o público está doido para saber em quem os atores pretendem votar para presidente: Luiz Inácio Lula da Silva ou Jair Bolsonaro?

Na plataforma de buscas mais utilizada no mundo, o Google, dezenas de atores do elenco da novela das nove da Globo têm pesquisas relacionando seus nomes aos candidatos com as maiores intenções de voto. Alguns já se pronunciaram publicamente sobre suas preferências políticas ou já tiveram ligações com movimentos relacionados a um dos candidatos. 

Camila Morgado, por exemplo, já gravou vídeo para o Instituto Lula no qual deu sua opinião terminantemente contra a liberação do uso de armas. "Não serve a nenhum propósito além de aumentar consideravelmente a violência, especialmente contra nós, mulheres", disse ela, em março de 2021. 

Marcos Palmeira é conhecido por ter interesse na pauta ambientalista: tem uma fazenda em que cultiva produtos orgânicos e, em 2018, apoiou a candidatura de Marina Silva à presidência. Foi até mestre de cerimônias na convenção que a lançou como candidata. Na novela, porém, ele interpreta José Leôncio, dono de muitas terras e cabeças de gado no Pantanal --na vida real, a prática pecuária está diretamente ligada a queimadas na região.

Neste ano, o ator ainda não apoiou Lula diretamente, mas já se pronunciou contra Bolsonaro: "A gente não pode reclamar desse governo. Ele foi eleito prometendo fazer tudo o que está fazendo. Ele representa tudo aquilo que há de pior no ser humano. É preciso pensar duas vezes antes de votar", alertou, em entrevista ao colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. 

Há também os que são mais claramente a favor da reeleição de Lula. Osmar Prado já estava apoiando a campanha do PT à Presidência desde 2018, e deve seguir neste ano. Dira Paes já compareceu a mais de um ato público com discursos de Lula, em meio a outros artistas que apoiam o candidato.

Irandhir Santos publicou uma foto ao lado do marido em que os dois apareciam vestindo camisetas com a propaganda Lula 2022. Jesuita Barbosa comemorou, em novembro de 2019, a saída de Lula da prisão. No mesmo ano, ele chegou a sair do grupo de WhatsApp dos atores da novela Verão 90 após Humberto Martins postar textos de apoio a Jair Bolsonaro (o ator veterano é bolsonarista até hoje). 

Antivacina

Dois atores não se declararam publicamente a favor da reeleição de Bolsonaro, mas apoiaram condutas que foram difundidas pelo presidente e seus apoiadores. Tanto Guito, o Tibério, quanto Juliano Cazarré, o Alcides, demonstraram resistência à aplicação da vacina de Covid-19. 

Antes de se tornar ator da novela das nove, Guito fez várias publicações em suas redes sociais com opiniões antivacina e pró-cloroquina, remédio defendido por Bolsonaro para tratamento de Covid, mas sem qualquer comprovação científica de eficiência contra a doença. Em maio de 2020, Guito publicou que a hidroxicloroquina era a "melhor opção que existe", mas não era tão utilizada por "politicagem". 

Em tuítes em inglês publicados em agosto de 2021, Guito escreveu: "As vacinas não retardam a transmissão? Na verdade, elas ajudam na transmissão". Ele também pediu que as pessoas seguissem um pesquisador belga que dizia que vacinas contra Covid trariam malefícios à humanidade. Em outra publicação, ele disse que vacinação era um meio de "salvar a si mesmo" e fazer mal ao coletivo. 

Na verdade, vacinas não atuam como soluções individuais, mas sim como medidas de saúde pública para o bem de todos. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, as doenças só são erradicadas quando a maior parte da população está vacinada. 

Juliano Cazarré também deu declarações não muito favoráveis à vacina. Em julho de 2021, surgiram boatos de que ele teria sido cortado do elenco de Pantanal por se recusar a tomar o imunizante contra Covid-19. 

Ele se pronunciou para esclarecer a situação: "Há alguns dias fiz uma consulta à produção de Pantanal sobre a situação da vacina, pois adquiri a imunidade ano passado e já li textos falando que a vacina nesses casos pouco adianta e que uma nova carga viral pode ser prejudicial. Mas deixei bem claro que, se for uma condição da casa para que eu participe de Pantanal, eu tomaria", afirmou.

Pouco tempo depois, fez outra publicação e disse que, após conversar com um médico, decidiu tomar a vacina, "assumindo os mesmos riscos que todos os outros vacinados". 

A Globo exige que todos os seus funcionários estejam com o calendário vacinal em dia, com pelo menos três doses de vacina contra Covid-19. 


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.