Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUILHERME PRATES

Lorenzo de Além da Ilusão entrega como tragédia leva ao amor: 'Dor em comum'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Guilherme Prates está caracterizado como Lorenzo em cena de Além da Ilusão; ele está sentado em hospital

Guilherme Prates conta que Letícia (Larissa Nunes) ficará mais próxima de Lorenzo na novela

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 16/5/2022 - 6h40

Lorenzo ficou com o caminho livre para conquistar o coração de Letícia (Larissa Nunes) depois de compactuar com a mentira de que Bento (Matheus Dias) está morto em Além da Ilusão. Intérprete do lavrador, Guilherme Prates entrega que a suposta tragédia aproximará seu personagem da mulher do melhor amigo na novela das seis da Globo. "É uma dor em comum", afirma o ator. 

Após ficar em um dilema moral se deveria ou não mentir para todos que o escritor estava morto, o filho da italiana Giovanna (Roberta Gualda) decidiu fazer parte da farsa. Para o carioca, a escolha do rapaz está ligada ao sentimento de culpa que ele carrega no folhetim de Alessandra Poggi

"Para o Lorenzo, além do fator da Letícia, tem também um sentimento de dívida pelo Bento, porque tem a mentira inicial de ele ter sido convocado, mas ele se alistou. Então, ele já lida com a culpa em relação ao acidente do Bento anterior ao pedido [da falsa morte]", opina o artista de 29 anos em entrevista ao Notícias da TV.

Na trama, o ajudante do bar decidiu entrar para a Força Expedicionária Brasileira e lutar na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando soube que o casal de amigos iria se casar. Mas, para surpresa dele, o filho de Abílio (Luciano Quirino) se inscreveu como soldado para não deixar o jovem sozinho. 

"Acho que ele sente uma dívida muito grande com o Bento. Por isso, aceitar esse pedido pode não ser nem uma escolha, é quase uma obrigação", acrescenta Prates, em referência ao fato de o escritor ter sido baleado ao resgatar Lorenzo e ficado paraplégico na guerra. 

Apesar do sentimento de culpa do personagem, o artista não nega que o lavrador fica mais próximo da professora. "Mais do que o caminho livre, eles vão ter uma dor em comum. Ele, a Letícia, o Abílio... Eles vão se unir por uma dor. É uma dor diferente pro Lorenzo, porque ele sabe que o Bento está vivo, mas é a dor de estar passando por tudo isso, então isso aproxima... Se vai fazer com que eles fiquem juntos, não dá para saber", despista. 

fábio rocha/Tv globo

Guilherme Prates posa com atores nos bastidores de cena de Segunda Guerra Mundial

Guilherme Prates posa com atores

Perrengue na guerra

Prates fez parte do núcleo da guerra da Itália dos anos 1940. O ator entrega que passou por alguns perrengues durante as gravações no Rio de Janeiro:

A guerra toda foi muito difícil, não digo nem só pela carga dramática das cenas, mas porque a gente fez a guerra quase como se fosse um filme separado da novela. A gente tinha uma frente que era só para a guerra. Entre três, quatro semanas, a gente filmou a guerra inteira. Tudo foi muito difícil, desde a exaustão de fazer muita coisa e em muito tempo, até as roupas. A gente fez o inverno italiano no verão carioca. Então, tinha uma dificuldade física, além das dificuldades da cena.

Com Lorenzo de volta ao Brasil, o artista agora encara sequências emocionantes: "Nesse período após o tiro no Bento, eu acho que as cenas têm uma carga dramática maior, o conflito entre os personagens com a história original". 

Prates adotou uma estratégia para que a surpresa do personagem com os muitos acontecimentos do folhetim ficasse mais crível em sua volta para o Brasil. "Eu leio a novela inteira, mas quando teve a guerra, eu parei de ler. Então, durante toda a guerra, eu não li os personagens, e aí, quando eu voltei da guerra, eu voltei a ler. Foi uma experiência da novidade completa. Acaba que eu fui descobrindo as coisas vendo agora no ar."

Com o descendente de italianos, o carioca tem seu segundo personagem ligado ao país --o primeiro foi em Tempo de Amar (2017). Para as cenas em que Lorenzo apareceu falando no idioma da família, o ator desenferrujou o intensivão que tinha feito há cinco anos.

"Nunca fui [à Itália], minha relação é de assistir filme. Gosto muito do cinema italiano, eu tenho muita vontade de conhecer. Eu gosto do cinema, do futebol e da comida italiana", lista o ator.

Amante da sétima arte, ele mergulhou de cabeça no audiovisual para se preparar, além de assistir a algumas aulas e ouvir soldados veteranos. "Foi um período muito retratado, e essa é até uma das características da Segunda Guerra Mundial, diferentemente de outras lutas", comenta Prates.

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.