Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA RETA FINAL

Gloria Pires participa de Além da Ilusão com personagem histórica; saiba quem

DIVULGAÇÃO

Gloria Pires caracterizada como Nise da Silveira: ela tem os cabelos presos em um coque e veste um terninho bege com estampa poá. Uma rosa está presa na lapela do casaco

Gloria Pires como Nise da Silveira no filme Nise: O Coração da Loucura; atriz deve reviver papel

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 7/7/2022 - 14h11

Gloria Pires retomará o papel da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) em Além da Ilusão. A atriz já interpretou a personalidade histórica no filme Nise: O Coração da Loucura (2015). A participação especial, cujas cenas foram gravadas na última quarta-feira (6), ocorrerá na reta final da novela das seis da Globo.

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o convite foi feito por Luiz Henrique Rios, diretor do folhetim. Nise da Silveira é o maior nome da reforma psiquátrica e da luta antimanicomial no Brasil. Na década de 1940, justamente o período em que o folhetim de Alessandra Poggi é ambientado, a médica lutou para introduzir tratamentos menos agressivos para pacientes psiquiátricos.

Ela condenava práticas como a lobotomia (intervenção cirúrgica em que os médicos, com o uso de um instrumento afiado inserido por meio de orifícios no crânio, cortavam as conexões entre áreas do cérebro) e a terapia de choque com insulina (injeção com uma alta dose de insulina, ao ponto do paciente ficar desacordado). Matias (Antonio Calloni) já passou por um desses procedimentos no folhetim: a terapia eletroconvulsiva.

Além de causarem sofrimento, a maior parte dos casos em que essas alternativas foram aplicadas não apresentaram melhora em um longo prazo. Nise, então, fundou uma seção no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, para que práticas mais humanitárias foram instauradas.

Da mesma forma que Leônidas (Eriberto Leão) faz com Matias, a médica usava a arte como o principal meio de trabalho. Por meio de cartas, pinturas e músicas, os pacientes podiam se expressar a manifestar os sentimentos. 

Como as práticas da personalidade histórica são constantemente citadas por Leônidas, tudo indica que a participação de Gloria Pires será entrelaçada ao núcleo do ex-tecelão. Ele voltará a estudar Medicina na reta final. 

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira e protagonizada por Isadora Cruz e Sergio Guizé. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.