Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Globo enterra Um Lugar ao Sol viva, imita a Record e desrespeita público

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Marieta Severo em cena de Um Lugar ao Sol na qual ela faz uma expressão de desgosto enquanto segura um copo descartável

Noca (Marieta Severo) em cena Um Lugar ao Sol; trama vai crescer na base do "estica e puxa"

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 22/1/2022 - 6h25

A Globo enterrou Um Lugar ao Sol justamente quando a novela estava prestes a entrar na fase de reviravoltas. Os capítulos estão reduzidos desde o último sábado (15) para que a emissora possa esticar a reta final em mais duas semanas. Com isso, quebra-se o gancho de encerramento de cada episódio, o que elimina a sensação de "quero mais" do telespectador. 

Para fazer o milagre da multiplicação de conteúdo, a emissora ainda imita a Record, que espichou Gênesis para que a novela bíblica ganhasse uma sobrevida em novembro do ano passado. Só que a emissora de Edir Macedo estava adiando o desfecho de uma saga bem-sucedida e não tinha nada inédito para colocar no lugar.

Já a Globo sacrifica seu principal folhetim no ar para que o próximo do horário fique "forte e saudável". A emissora não é uma mãe a escolher qual filho ela deve salvar, mas age como tal ao preterir a trama de Lícia Manzo para que Pantanal não corra riscos diante do aumento de casos de contaminação da Covid-19 neste mês.

Chama a atenção o desrespeito com todos os profissionais envolvidos em Um Lugar ao Sol. Para ter uma ideia, a autora já havia trabalhado com uma "caixa preta" em Sete Vidas (2015). Em sua estreia no horário nobre, ela fez um upgrade nessa ferramenta para desenhar toda a evolução da trama do primeiro ao último capítulo.

Lícia pintou uma parede grande do seu escritório com uma tinta magnética, que virou um painel, no qual ela colocou cartões verticais com os núcleos da novela, e cartões horizontais com as semanas. Então, essa "caixa preta" é o projeto de todo o estudo feito pela equipe dela para a progressão de cada personagem e da novela semana após semana. 

Fora isso, como televisão é um negócio, e essa "solução" encontrada pela direção da emissora está estilhaçando um produto que está sendo consumido pelo seu principal cliente: o público. Mesmo que esse não seja o campeão de vendas da sua barraquinha, as alterações na exibição do folhetim também afetam quem está esperando ansiosamente para assistir a cada capítulo. 

Após optar por encurtar a novela, gravá-la toda antes da estreia e colocá-la no ar em um período em que teve de "sambar" cada dia em um horário, a Globo prova que realmente Um Lugar ao Sol já nasceu para ser tapa-buraco com o corte dos ganchos de desfechos de capítulos.

Agora, com o Big Brother Brasil --programa sucesso de audiência e de faturamento--, pode-se avaliar que apresentar a morte prematura da trama não trará grandes prejuízos aos números da emissora no Ibope, mas nem por isso deixa de ser um tiro no pé em uma empresa que prega excelência em seu padrão de qualidade. 

Um Lugar ao Sol iria terminar em 12 de março, mas ganhou mais duas semanas no ar e será esticada até o dia 26. Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.