Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGEM

Globo corre para atender autor e ressuscitar peões de 1990 em Pantanal

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Retrato do autor de Pantanal, Bruno Luperi, que está sentado em uma cadeira

O autor de Pantanal, Bruno Luperi, quer homenagear o público e atores da primeira versão

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 11/8/2022 - 6h30
Atualizado em 11/8/2022 - 8h30

Desde a estreia do remake de Pantanal, em março, os telespectadores sonham com participações especiais de atores que estiveram na versão original, em 1990. O autor Bruno Luperi, que escreve a novela das nove da Globo, pediu à direção que artistas que estiveram em Pantanal na Manchete (1983-1999) aparecessem novamente, desta vez em uma cena emblemática.

Além de Marcos Palmeira, que vive o protagonista José Leôncio e foi o Tadeu na versão anterior, outros atores também voltaram no remake escrito pelo neto de Benedito Ruy Barbosa. Gisela Reimann está no ar, atualmente, como a mãe de Érica (Marcela Fetter), papel que foi seu em 1990. Almir Sater, o Trindade da Manchete, vive o chalaneiro Eugênio.

Já Paulo Gorgulho fez uma participação afetiva no começo da novela depois de ter brilhado na versão original com dois personagens: foi José Leôncio na primeira fase da trama de Benedito Ruy Barbosa e José Lucas de Nada, filho bastardo do fazendeiro.

O neto de Benedito Ruy Barbosa pediu à direção da novela que escalasse atores da primeira versão de Pantanal para fazerem parte de uma comitiva fantasma que aparecerá na fazenda de José Leôncio. Ele e Filó (Dira Paes) verão peões passando por lá à noite, mas no dia seguinte não terá ninguém na fazenda, que também não sinalizará nenhum rastro da passagem.

"Assim vamos reconhecendo nestes peões misteriosos personagens desbotados na nossa memória e que, até hoje, correm esse Pantanal afora.
Seria muito bonito se conseguíssemos compor essa 'comitiva fantasma' com atores e atrizes da primeira versão. Seria, pois, uma singela e justa homenagem que faríamos a eles e um presente ao público, que poderá revê-los nesse universo", escreveu o autor na sinopse da novela entregue à direção, produção e elenco.

Até esta quarta-feira (10), porém, a Globo não havia conseguido viabilizar o pedido de Luperi. A direção avisou ao autor que a homenagem do jeito que ele quer não vai ser feita e que estão estudando uma outra maneira de trazer antigos personagens para a nova versão.

Nos bastidores da emissora fala-se em usar imagens de arquivo da novela da Manchete, mas a questão burocrática por autorização está dificultando a realização. A sequência está prevista para ir ao ar entre sábado (13) e segunda (15), e o diretor Gustavo Fernandez corre contra o tempo para viabilizar algo diferente para a cena, que é importante para o autor.

Velho do Rio se assusta

Uma grupo de peões montados em burros se embrenhará pelas terras de José Leôncio em uma madrugada do Pantanal. Sem pedir licença, eles usarão e abusarão das instalações do pecuarista. O Velho do Rio (Osmar Prado) até tentará impedi-los, mas descobrirá que aquelas criaturas não estão vivas e não querem fazer mal a ninguém.

Os boiadeiros irão cozinhar, descansar, dar banho em seus burros. Depois, irão embora sem dar maiores explicações. Tadeu (José Loreto) dirá ao pai que não há rastro que indique que pessoas passaram por ali. "Num sei se veio voâno, mais sei que tivéro aqui. E arguma coisa isso qué dizê", dirá. "Que nóistâmo ficâno lôco", responderá Tadeu. "Se tâmo lôco, Tadeu, comé que a brasa inda tá quente?", falará José Leôncio, sentindo o calor.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#113 - Matias confessa assassinato em Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.