EDIÇÃO ESPECIAL

Globo corre com capítulos de Além do Tempo e adianta segunda fase da novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

As atrizes Alinne Moraes e Paolla Oliveira num penhasco em cena de Além do Tempo

Lívia (Alinne Moraes) e Melissa (Paolla Oliveira) no final da primeira fase de Além do Tempo

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 4/8/2026 - 13h00

Fonte Preferencial

Além do Tempo está em ritmo acelerado na Globo. Após a Copa do Mundo, a emissora começou a cortar muitas cenas da novela, que está no ar na faixa Edição Especial. Com isso, a segunda fase da trama entrará no ar mais rapidamente, já nesta semana.

Na exibição original da novela, em 2015, a primeira fase durou 87 capítulos, cerca de quatro meses. Era previsto que o mesmo acontecesse agora, com a reprise, mas um grande evento mexeu com a programação da Globo: a Copa.

Por conta das transmissões de jogos, vários capítulos de Além do Tempo foram cancelados, mudaram de horário e/ou tiveram durações reduzidas. Era de se esperar, portanto, que a novela sofresse um atraso em seu andamento --como ocorreu com A Nobreza do Amor, por exemplo-- e a segunda fase demorasse mais para ser exibida.

A Globo, no entanto, tomou outro caminho. Desde o final de julho, quando o Mundial chegou ao fim, a emissora tem avançado bastante com a reprise. Para isso, muitas cenas de tramas paralelas têm sido cortadas.

Na última semana, foi exibido praticamente o conteúdo de dois capítulos a cada dia, com prioridade total para a trama central, envolvendo personagens como Lívia (Alinne Moraes), Felipe (Rafael Cardoso) e Vitória (Irene Ravache).

A baixa audiência da reprise certamente pode ser um fator para essa aceleração. Os índices registrados têm ficado abaixo das expectativas da Globo, apesar de ainda manterem a emissora na liderança.

Quando começa a segunda fase de Além do Tempo?

Se os capítulos continuarem no ritmo atual, a previsão é de que a primeira fase chegue ao fim entre os capítulos de quinta (6) e sexta (7). O encerramento se dará com três mortes trágicas.

Lívia e Felipe tentarão fugir de Campobelo para viver o amor que sentem um pelo outro livre de impedimentos e armações.

Pedro (Emilio Dantas) e Melissa (Paolla Oliveira), no entanto, seguirão os dois para provocar um último confronto e impedir a fuga. A vilã empurrará Lívia de um penhasco, e a mocinha morrerá.

Com raiva por perder sua amada, Pedro matará a vilã com uma espada e depois golpeará Felipe também. Os mocinhos morrerão juntos, numa cena brutal e emocionante.

O que muda na segunda fase de Além do Tempo?

A segunda parte mostrará os personagens em suas reencarnações, em 2015, quando a novela foi ao ar pela primeira vez. A ideia é retratar conexões, amores mal resolvidos, culpas e rivalidades que podem atravessar o tempo e chegar a outras vidas.

A trama terá mudanças importantes. Emília (Ana Beatriz Nogueira) será a carrasca da história e filha de Vitória (Irene Ravache), que viverá com dificuldades financeiras e terá de morar com Zilda (Nívea Maria), que será sua cunhada.

Lívia e Felipe terão diferentes classes sociais. Ela será uma empresária bem-sucedida, e ele um produtor de vinhos artesanais que luta para que a vinícola da família não seja adquirida pela empresa da mocinha. O galã viverá um casamento infeliz com Melissa.

O casal protagonista se apaixonará mais uma vez e sentirá algo profundo, como se já se conhecesse há muito tempo. Mais uma vez, eles terão de lutar contra as armações de Melissa e Pedro, que ainda será obcecado por Lívia.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.