Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

FOI UM SONHO?

Fique atento a isto aqui se for rever o último capítulo de Vale Tudo hoje

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mulher loira aparece sentada em um veículo, usando óculos escuros grandes e um casaco bege. Ela olha pela janela com expressão tranquila, iluminada pela luz do sol que entra ao fundo

Odete Roitman (Debora Bloch) no final de Vale Tudo: desfecho foi real ou apenas um delírio?

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2025 - 14h33

O telespectador vai precisar de uma atenção redobrada para assistir à reprise do último capítulo de Vale Tudo neste sábado (18). Afinal, o final de Odete Roitman (Debora Bloch) --viva mesmo após ter tomado um tiro de Marco Aurélio (Alexandre Nero)--- levantou diversas dúvidas no público. Uma delas é de que as cenas não passaram de um delírio, um sonho.

Mesmo com todo o esquema da Globo para evitar vazamentos, já se sabia de antemão que havia uma grande chance de que a vilã não tivesse morrido. A autora Manuela Dias abandonou o realismo que marcou a produção para dar exatamente o que o público queria --a megera feliz, inteira e bem longe do Brasil.

As sequências lembraram muito as de Fina Estampa (2011), em que Griselda (Lilia Cabral) se surpreendeu ao encontrar Tereza Cristina (Christiane Torloni) --dada como morta após afundar com o barco de Pereirinha (José Mayer)-- viva na última cena.

A questão é que Aguinaldo Silva –que curiosamente é o autor de Três Graças, que vai substituir Vale Tudo a partir de segunda (20)-- já tinha todo um histórico de tramas com um quê de realismo mágico. Manuela, por sua vez, sempre se mostrou muito mais pé no chão.

A dúvida que ficou no ar é: as cenas foram escritas às pressas apenas para agradar o público, sem um cuidado maior, ou realmente foram pensadas como um sonho ou um delírio? Parece bastante improvável que Odete acordasse dentro do rabecão sem mais nem menos --especialmente após a polícia ter sido chamada e atestado a sua morte.

O episódio lembra muito uma frase que Glória Perez proferiu durante a exibição de Salve Jorge (2012). “Pobre de quem não consegue voar", escreveu ela, no X, após terem questionado algumas falhas e furos no roteiro.

A questão agora é saber se Manuela queria que o público embarcasse com ela nesse devaneio ou se simplesmente o empurrou de um penhasco narrativo, esperando que aprendesse a voar na marra.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Três Graças e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10

[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso] Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.