Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

BIPOLARIDADE

Filipa é diagnosticada com transtorno mental e dá início a virada em Dona de Mim

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Cláudia Abreu com expressão séria, lendo carta em cena de Dona de Mim

Filipa (Cláudia Abreu) em cena de Dona de Mim; ela receberá um diagnóstico sobre transtorno

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2025 - 6h15

Dona de Mim finalmente dará uma explicação sobre o comportamento de Filipa (Cláudia Abreu). A mulher irá a um psiquiatra e receberá um diagnóstico inesperado: o médico dirá que o quadro dela é de bipolaridade. A atriz ficará aflita ao descobrir o transtorno e entrará numa nova fase na novela. Ela saberá que há tratamento para sua condição, mas relutará em fazer o que é necessário para ficar bem.

Bipolaridade é um transtorno mental, de humor, caracterizado por mudanças intensas. Em alguns períodos, a pessoa se sente muito feliz, otimista, cheia de energia --momentos chamados de mania. Em outros períodos, se sente deprimida, apática, melancólica. Em ambos os casos, ela pode ter surtos, crises.

Em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 23 de julho, Filipa enfim irá a uma consulta com um psiquiátrica, que explicará o que ela tem. "Ninguém possui a verdade absoluta. Só que, conversando com a sua analista, nas nossas consultas, avaliações, indica sim um um quadro compatível com um transtorno bipolar", revelará ele.

"Essa palavra assusta. Como eu peguei isso?", perguntará ela. "Olha, fatores genéticos são levados em consideração, bem como fatores fisiopatológicos, mas situações traumáticas muito intensas também podem agravar", dirá o médico.

"A minha filha pode ficar como eu?", questionará a personagem de Cláudia Abreu. "Filipa, eu não conheço a sua filha. Não posso dizer nada. Minha paciente é você", explicará o psiquiatra. "Eu sei, mas é que agora tudo que eu achava que eu era, eu não sei se eu fui, entende? Era eu ou não?", duvidará a atriz.

Ela se lembrará de vários surtos e também de momentos felizes que teve no passado. "Não deixa de ser você, mas com a influência do transtorno", dirá o psiquiatra, chamado Nathan (Jui Huang). Filipa então questionará como pode ficar curada.

"Não tem cura. Existe tratamento, prevenção. Você vai aprender a conviver com o transtorno. Com a medicação certa e a psicoterapia, o cenário muda", dirá Nathan.

"Se eu vou tomar o remédio, pra que a terapia?", a mulher de Abel (Tony Ramos) não entenderá. "Um comprimido te escuta? Você consegue conversar com uma pílula? Medicada você se beneficia mais da terapia. Um ajuda o outro", esclarecerá o profissional.

A partir daí, a jornada de Filipa entrará em nova fase. Ela comprará os remédios, mas não vai querer tomá-los, pois achará que os comprimidos mascaram a "verdadeira" versão dela, os considerará uma âncora em sua vida. No entanto, sem os remédios, ela terá novos surtos. Nina (Flora Camolese) sofrerá, se preocupará com a mãe e tentará fazê-la aceitar o tratamento.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim

Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 15 a 22/11

Sábado, 15/11 (Capítulo 172)
Filipa questiona o interesse de Jaques em sua medicação. Yuri aconselha Ryan a seguir sua vida fora do crime. No hospital, Marlon tem um pesadelo com Jeff. Ryan é liberado por Miro, novo chefe do movimento. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.