Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

BALANÇO FINAL

'Falem bem ou mal': Dá para considerar a Vale Tudo de Manuela Dias um sucesso?

Lucas Teixeira/TV GLOBO

Manuela Dias posa sorridente em frente ao logo da novela Vale Tudo; ela usa um vestido branco de um ombro só e está com cabelos soltos

A autora Manuela Dias no lançamento de Vale Tudo: remake chega ao fim entre erros e acertos

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 13/10/2025 - 6h10

O remake de Vale Tudo chega ao fim na sexta (17) como um exemplo daquele conhecido ditado: "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim". O folhetim da Globo conseguiu ultrapassar os 30 pontos no Ibope na reta final e virou um case de sucesso comercialmente, com uma quantidade até exagerada de "publis" a cada cena. Também é inegável que a trama repercutiu muito nas redes sociais, mas nem sempre de forma positiva.

Entre (muitos) erros e (alguns) acertos, a questão principal é como a autora Manuela Dias se distanciou demais da obra de 1988 --dando praticamente uma aula de como não se fazer um remake.

Nos mais de seis meses que o folhetim ficou no ar, não foi raro ver telespectadores comentarem que a dramaturga deveria ter escrito uma novela inédita em vez de assumir a adaptação do aclamado texto de Gilberto Braga (1945-2021), Leonor Bassères (1926-2004) e Aguinaldo Silva.

A nova versão escanteou completamente o protagonismo de Raquel (Taís Araujo) --a ponto de decepcionar a própria intérprete-- e transformou tudo em uma novela sobre a família Roitman. Dessa forma, a essência da história em discutir a ética no Brasil com embates entre uma mãe honesta e uma filha mau-caráter ficou esquecida.

Pelo contrário: Maria de Fátima (Bella Campos) e Odete (Debora Bloch) acabaram caindo nas graças do público, sendo exaltadas de uma maneira provavelmente inimaginável para quem assistiu à novela original.

Na verdade, a expectativa de que o remake pudesse alcançar a excelência do folhetim de 1988 já era quase nula. Só que Manuela Dias conseguiu piorar absurdamente tudo com ideias mirabolantes de tramas inéditas (alô, bebê reborn) e diálogos que mais pareciam saídos do Zorra Total (1999-2015).

Várias mudanças da escritora, criticadas até mesmo antes da estreia, transformaram a narrativa num queijo suíço de tantos furos. Chegou num momento em que internautas pararam de levar a novela a sério, repercutindo muito mais os erros de continuidade a cada capítulo.

Enquanto o texto da autora e a direção de Paulo Silvestrini deixaram a desejar em vários momentos, é preciso reconhecer o esforço do elenco em apresentar um bom trabalho mesmo quando a história perdeu o sentido.

Debora Bloch cumpriu com maestria a missão de assumir a "vilã das vilãs". Mesmo com a personagem apagada, Taís Araujo teve cenas intensas e que merecem aplausos. Alexandre Nero conseguiu transformar o inescrupuloso Marco Aurélio em alívio cômico. E até Bella Campos melhorou sua atuação no decorrer da novela após a enxurrada de críticas na hora da escalação.

O balanço final é que Vale Tudo poderia ter sido um grande remake, se tivesse permanecido mais fiel à obra original. Ou Manuela Dias poderia ter feito uma história nova até que interessante, mas sem carregar o peso do maior clássico da teledramaturgia brasileira no nome.

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

O remake de Vale Tudo exibe seu último capítulo na sexta (17). O folhetim será substituído em 20 de outubro por Três Graças, uma novela de Aguinaldo Silva.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10

[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso] Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.