Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESCOLA DE ATORES

Eterno Mocotó de Malhação, Andre Marques 'deve tudo' a novela para jovens

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vestindo colete laranja neon e com cabelos compridos amarrados, Andre Marques, caracterizado como Mocotó, olha para além da câmera em cena de Malhação

Andre Marques interpretou o Mocotó entre 1995 e 1999, as primeiras temporadas de Malhação

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 28/1/2022 - 17h10

Andre Marques estreou na TV aos 15 anos na primeira temporada de Malhação, projeto que deixa a programação da Globo nesta sexta-feira (28). Pioneira na emissora no diálogo com os jovens, a novela soma 27 temporadas --das quais cinco contaram com a presença de Alexandre, o Mocotó. Graças ao personagem icônico, o apresentador construiu sua carreira na Globo.

"Devo muito a Malhação. Se hoje tenho 27 anos na Globo, foi porque comecei ali. As pessoas me perguntam se fico chateado quando me chamam de Mocotó. Não fico. Tenho um baita orgulho do personagem", conta Marques ao Notícias da TV.

Do trabalho na novela surgiu a oportunidade para ele apresentar o Vídeo Show (1983-2019). O programa "invadiu" uma gravação, e um dos produtores convidou o personagem para entrevistar os colegas da academia que deu nome ao folhetim. A iniciativa deu tão certo que o chamaram para ser repórter fixo da atração. Depois, ele virou apresentador do programa.

Atualmente, Marques apresenta o The Voice +, também na Globo. E ele não foi o único a ter a carreira extremamente marcada por Malhação. Grandes apostas da emissora, como Cauã Reymond --protagonista da atual novela das nove, Um Lugar ao Sol--, Nathalia Dill, Sophie Charlotte, Caio Castro e Bianca Bin estrelaram diferentes temporadas da novela. 

Nos últimos anos, porém, o folhetim deixou de dar esse retorno à emissora. O celeiro de talentos passou a "fornecer" atores para séries do streaming ou para as novelas da Record. Por isso e pela audiência em queda, a novelinha foi cancelada neste ano.

O último capítulo de Malhação Sonhos irá ao ar nesta sexta-feira na Globo, encerrando a reprise e a história desse projeto. A última temporada gravada foi Malhação Toda Forma de Amar, no ar entre 2019 e 2020, e encerrada às pressas devido ao início da pandemia de Covi-19.

Fez história na Globo

O folhetim foi uma ideia de Roberto Talma (1949-2015). Um dia, tomando um suco com um produtor, ele prestou atenção em conversas de meninas de 14/15 anos. Assim que voltou aos Estúdios Globo, o diretor procurou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e sugeriu criar uma trama específica para o público adolescente. 

O olhar do diretor é um dos pontos que Marques se recorda com carinho. A busca para entender os anseios dos jovens, mas sem entrar em temas muito delicados, fez a novela virar um sucesso rapidamente.

Nada fica por 27 anos ao ar sem o retorno do público. Pode ser o que for, quem quer que tenha produzido, só a opinião do público importa. Malhação mudou de temporada, mudou o jeito de contar a história, mas ficou por todo esse tempo. Em épocas diferentes, de formas diferentes, sempre foi um sucesso. 

Antes, de fato, Malhação era um programa que levantava a audiência. Entretanto, o projeto começou a virar um problema há alguns anos. A alta cúpula da emissora tentou de tudo: convidou estrelas para participações, chamou autores de fora da Globo e investiu em uma série de estratégias

Luigi Baricelli, o Romão, Juliana Martins, a Bella, e Danton Mello, Héricles, abraçados em ensaio de Malhação 1995

Luigi Baricelli, Juliana Martins e Danton Mello 

Curiosamente, Marques reviveu Mocotó em uma participação em Malhação Intensa como a Vida (2012), quando a audiência começou cair. Nessa época, Danton Mello fez um novo papel em Malhação Conectados (2011): o professor Fabiano.

O ator havia sido o primeiro protagonista de Malhação, na temporada de 1995. Recém-chegado do interior, seu personagem, Héricles, disputava Bella (Juliana Martins) com Romão (Luigi Baricelli).

Celeiro de talentos

Um dos grandes trunfos de Malhação era formar novos profissionais, de atores à equipe técnica. Andre se recorda que os cinegrafistas mais novos acompanhavam os mais velhos nos bastidores. 

Para os atores, assim como os demais profissionais, havia a possibilidade de conviver com grandes nomes da TV. Na primeira temporada, participaram Nair Bello (1931-2007) e John Herbert (1929-2011). Os veteranos davam dicas valiosas, além de preencherem o ambiente com bom humor. 

Como cresceu sendo Mocotó, o artista acredita que pegou características do personagem para si, tanto quanto deu um pouco de si para ele. "Sempre poderei mostrar aos meus amigos, meus futuros filhos e netos. Fiz parte da primeira novela para jovens. Isso faz parte da minha carreira, da minha história, da minha vida. O mundo mudou, ficou mais moderno, mas tudo começou ali", finaliza.


Além de acompanhar as notícias de Malhação Sonhos aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV  no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas e séries. 


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.