Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

MUCHA HONRA

Em sua 12ª exibição na TV, Maria do Bairro faz SBT crescer também fora de São Paulo

REPRODUÇÃO/SBT

Mulher com expressão de espanto, boca aberta e olhos arregalados; usa brincos dourados e maquiagem marcada com sombra escura

Soraya Montenegro (Itatí Cantoral) em Maria do Bairro: SBT recorre novamente a novela mexicana

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 23/7/2025 - 6h10

A novela mexicana Maria do Bairro (1995) chega a sua 12ª exibição na TV brasileira, a oitava só no SBT, ainda com força nos números da Kantar Ibope. Afinal, o dramalhão não levantou a audiência da emissora de Silvio Santos (1930-2024) apenas na Grande São Paulo --mas também em outras metrópoles, especialmente no Norte e no Nordeste.

Segundo os dados exclusivos a que o Notícias da TV teve acesso, o primeiro capítulo alcançou 5 milhões de pessoas em todo o Brasil, elevando os índices na faixa horária em 17% no PNT (Painel Nacional de Televisão) --que reúne as 15 regiões acompanhadas pelo instituto de pesquisa.

O maior aumento aconteceu em Manaus, onde o SBT chegou a crescer 55% no início da tarde com a exibição do folhetim; Belém vem em seguida, com 49%; e Fortaleza fecha o Top 3, com 49%.

Maria do Bairro também foi bem em Belo Horizonte (43%), Recife (39%), Vitória (38%) e em São Paulo (17%). Como a reportagem já havia mostrado, na capital paulista, a produção chegou a superar todos os capítulos de A Caverna Encantada exibidos no mesmo horário.

A emissora ainda registrou oscilações positivas em Curitiba (9%), Goiânia (7%) e no Rio de Janeiro (2%), que é uma praça fortemente dominada pela Globo e na qual a TV dos Abravanel tem pouca tradição.

O folhetim protagonizado pela cantora Thalia foi escalado para bater de frente com o Balanço Geral, da Record, no início da tarde. Até aqui, o programa policial se manteve na vice-liderança, mas o SBT também conseguiu que a Band --que já chegou a surpreender com a sua programação esportiva-- igualmente ficasse a uma distância considerável.

Os bons resultados de Maria do Bairro reforçam o apelo duradouro das novelas mexicanas e mostram que o SBT ainda consegue mobilizar uma boa parte do público com tramas consagradas. Ao mesmo tempo, a estratégia de recorrer a títulos já exibidos diversas vezes revela um equilíbrio delicado: eles funcionam como solução imediata para recuperar audiência, mas também destacam o desafio da emissora em renovar sua grade com conteúdos inéditos que tenham o mesmo poder de engajamento.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.