Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POR ZAQUIEU

Em Pantanal, José Leôncio dá aula contra homofobia e alerta peões: 'É crime'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Leôncio (Marcos Palmeira) em cena de Pantanal, novela das nove da Globo

José Leôncio (Marcos Palmeira) dará bronca em peões por homofobia com Zaquieu (Silvero Pereira)

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 4/7/2022 - 8h15
Atualizado em 4/7/2022 - 11h00

José Leôncio (Marcos Palmeira) repreenderá os peões da fazenda por causa do comportamento preconceituoso de Tadeu (José Loreto) com Zaquieu (Silvero Pereira) em Pantanal. O "rei do gado" também dará uma aula sobre homofobia e alertará os funcionários sobre as consequências do ato na novela das nove da Globo. "É crime", afirmará o todo-poderoso.

Na trama, o mordomo vai fazer as malas e deixar o bioma por causa das piadas preconceituosas dos boiadeiros. O pecuarista irá atrás dos criados e questionará o motivo de ninguém ter impedido a partida do hóspede. Tibério (Guito) argumentará que ele e os colegas não estão acostumados com esse "tipo de gente", e o fazendeiro será curto e grosso com os homens.

"Então é bão o povo aqui se acostumá! Isso que ocês fizêro tem nome e num chama piada... Chama homofobia. E é crime", disparará o patrão. "Então vâmo todo mundo preso", debochará Tadeu. "Pois é isso mêmo que devia acontecê se esse país fosse sério... Comigo, c'ocês e c'o todo mundo que ri do jeitinho dele! Xadrez! Pelo que pude assuntá: de um a cinco anos!", rebaterá Zé.

O "rei do gado" seguirá com a aula. "Ocê num sabia que isso era tão sério... Assim como eu! A verdade é que nós nascêmo e crescêmo rîno disso... Achâno que o que um sujeito fazia entre quatro parede era prova de caráter... De valor. Mas, acontece, que isso num é",  completará. 

O companheiro de Filó (Dira Paes) dará um ultimato nos funcionários e dirá que quem não respeitar Zaquieu será escorraçado dali. "Ainda que seja um filho seu?", questionará o ex-namorado de Guta (Julia Dalavia). "A começá por eles, Tadeu... Que é pra servî de exemplo pros ôtro!", prometerá o pecuarista.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.