CARTA ABERTA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ellen (Camila Pitanga) em cena de Dona de Mim; carta dela para Sofia (Elis Cabral) será revelada
Um mistério que parecia ter vida longa em Dona de Mim será exposto e provocará uma forte virada na novela. A carta de Ellen (Camila Pitanga) para Sofia (Elis Cabral), que foi mantida intacta durante seis anos por Abel (Tony Ramos), será descoberta e cairá nas mãos de quem não deveria. A revelação do conteúdo da correspondência mexerá muito com a família Boaz.
A carta foi escrita por Ellen, no leito de morte, com o intuito de que fosse dada para Sofia quando a menina completasse 18 anos. No texto, a mãe conta que Abel não é o pai biológico da menina, mas que o escolheu para criá-la porque o genitor não era boa pessoa, era um bandido, não queria que ela nascesse.
O grande problema relacionado à carta começou quando Abel decidiu mostrá-la a Filipa (Cláudia Abreu), para que a mulher entendesse por que ele concordou com a adoção, mesmo sabendo não ser o pai biológico de Sofia.
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 17 de julho na novela das sete da Globo, a fofoca se espalhará. Filipa contará para Nina (Flora Camolese) que Ellen deixou uma carta, na qual afirmou que o pai de Sofia não prestava.
Nina, por sua vez, revelará este babado a Danilo (Felipe Simas), que repassará a informação a Jaques (Marcello Novaes). O vilão ficará animado, pois entenderá que, se há uma carta com a revelação de que Abel não é o pai biológico de Sofia, então esta carta poderá servir como evidência no tribunal.
Jaques terá a ideia de usar o texto de Ellen como prova de que o personagem de Tony Ramos cometeu falsidade ideológica.
Cheio de más intenções, Jaques entrará na casa da família, vasculhará gavetas no quarto de Abel e achará a carta. Ele a levará consigo, e Ricardo (Marcos Pasquim) apresentará a evidência como fato novo ao juiz durante a audiência que decidirá quem ficará com a guarda de Sofia.
O magistrado considerará que Abel registrou a menina de maneira ilegal e cometeu de fato falsidade ideológica. Ele mandará que o nome do empresário seja retirado do registro da menina e que a guarda fique com Vanderson.
É claro que nem o pai ausente nem Jaques terão intenções reais de cuidar de Sofia; portanto, Abel oferecerá o que eles querem de verdade: dinheiro e poder. Ele fará, no entanto, uma armação para enganar o irmão.
Num primeiro momento, Abel dirá a Jaques que cederá a presidência da empresa a ele, com a condição de que o crápula tire Vanderson de sua vida. O personagem de Marcello Novaes topará e prometerá dar um jeito no pilantra.
Ao mesmo tempo, no entanto, Abel investigará o irmão e descobrirá os crimes financeiros que ele cometeu na Boaz. O filho de Rosa (Suely Franco) então terá uma conversa a sós com Vanderson, na qual revelará que Jaques será preso e oferecerá pagar uma quantia para ficar com Sofia. O personagem de Armando Babaioff pedirá uma fortuna, e Abel, no desespero, concordará em pagar.
Haverá, porém, mais uma reviravolta. Ao descobrir que o irmão não lhe dará mais a presidência da Boaz e ainda pretende denunciá-lo pelos desvios de verba, Jaques cometerá o pior de seus crimes. O canalha sabotará o freio do carro de Abel e fará com que ele sofra um acidente gravíssimo.
O marido de Filipa será dado como morto. Jaques ainda incriminará Vanderson ao deixar um canivete do malandro na vaga em que Abel costumava estacionar o carro. O bandido fugirá, Sofia ficará sem os dois pais, e Jaques tomará conta da Boaz, como sempre quis.
Estas mudanças, no ar a partir da última semana de julho, inaugurarão uma nova fase na novela: um período de tensão, brigas e mais armações na família.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim
Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Armando Babaioff
Camila Pitanga
Cláudia Abreu
Dona de Mim
Elis Cabral
Felipe Simas
Flora Camolese
Marcello Novaes
Marcos Pasquim
Novela das Sete
Tony Ramos
Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 7 a 10/1
Quarta, 7/1 (Capítulo 216)
Jaques planeja atear fogo à Boaz, e pede ajuda a Tânia. Filipa recebe Nina, e pede a Danilo para esconder da filha o relacionamento dos dois. Samuel e Leo concedem suas entrevistas para o prêmio da ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.