É PRA RIR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

César (Cauã Reymond) e Olavo (Ricardo Teodoro) em cena de Vale Tudo; dupla divertiu o público
O remake de Vale Tudo chegará ao fim neste mês cercado por críticas, questionamentos e lamentos sobre as mudanças em relação à versão original. Ainda assim, a novela conseguiu arrancar risadas do público — mesmo sem querer. Entre atuações exageradas, cenas confusas e situações improváveis, a trama acabou rendendo uma enxurrada de memes e virou, por acidente, uma das maiores fontes de humor da Globo em um momento em que seus programas de comédia estão em baixa.
Quem acompanhou a repercussão pelas redes sociais certamente percebeu que, pelo fato de ser uma nova edição de uma das obras mais marcantes e relevantes da história da teledramaturgia, a novela foi vista quase que por lentes microscópicas diariamente.
Muitos pontos foram minuciosamente analisados, duramente questionados, intensamente comparados. Toda a atenção recebida resultou em diversas críticas, muitas vezes merecidas.
Foi difícil ignorar, por exemplo, questões como Lucimar (Ingrid Gaigher) voltar para Vasco (Thiago Martins) após tudo que ele fez com ela; ou os vários furos de roteiro e mudanças que desagradaram, como quando Raquel (Taís Araujo) perdeu a Paladar e voltou a vender sanduíche na praia, por exemplo.
Tudo isso para dizer que levar Vale Tudo muito a sério e esperar que a nova versão fizesse jus ou até mesmo superasse a edição original pode ter gerado muita frustração. Por outro lado, a novela foi bem-sucedida ao levar humor ao telespectador.
Nas redes sociais, muitos memes e piadas ótimas surgiram desde o início. O perfil de Fátima (Bella Campos) no Instagram fez uma sátira a atitudes de influenciadores nas redes sociais, zombando de dancinhas e tipos de post caricatos. Toda a ironia foi muito bem feita e aproveitada.
Os personagens também geraram ótimos memes, como Odete Roitman sendo chamada de Topete Roitman e aparecendo com um cabelo gigantesco; a viralização da expressão "monocromático", usada por Marco Aurélio (Alexandre Nero) ao falar do look de Aldeíde (Karine Teles) e, mais recentemente, as várias piadas sobre o fato de haver muitas propagandas dentro da novela, até nas cenas dramáticas de Afonso (Humberto Carrão).
Dentro da trama, surgiu também uma espécie de núcleo de humor. César (Cauã Reymond) e Olavo (Ricardo Teodoro) formaram uma dupla divertida, sempre tentando empreender com trambiques em geral. Eles são como uma espécie de Pablo e Luisão, da série do Globoplay, só que galãs da novela das nove.
Outras cenas também geraram humor involuntário por serem pouco verossímeis ou colocarem personagens em situações bizarras, como quando Fátima fugiu correndo de um sequestrador e quando Odete recebeu matadores de aluguel em seu escritório na TCA, para combinar diretamente com eles o atentado a Marco Aurélio.
Cenas, furos e memes como estes provam que, para quem é capaz de abstrair o que não faz sentido e acompanhar Vale Tudo só pela diversão, a novela tem providenciado boa leva de entretenimento.
Já quem prefere ver dramas bem desenvolvidos, coesos, bem executados e com a profundidade devida pode dar uma chance a Dona de Mim, que tem exibido ótimas cenas densas, com histórias mais pesadas.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.