Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

PÓ PÓ PÓ

Como uma galinha explica Êta Mundo Melhor! já ter começado bem no Ibope?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Dois homens estão em um ambiente interno, um veste camisa clara e camiseta branca, o outro está de terno escuro e gravata borboleta vermelha.

Candinho (Sergio Guizé) e Celso (Rainer Cadete) em Êta Mundo Melhor!: diálogos sobre galinha

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/7/2025 - 6h10

Êta Mundo Melhor! estreou com o maior público de uma novela das seis desde a retomada das produções inéditas pela Globo após a pandemia e não foi por acaso. Afinal, o autor Walcyr Carrasco já mostrou que faz bom uso até daquelas "cenas para fritar ovos" --pensadas justamente para momentos em que a novela disputa a atenção do público com outras tarefas.

O veterano é bastante criticado justamente por ser didático demais e a recorrer bastante a redundâncias. Quem assistiu a O Outro Lado do Paraíso (2017) provavelmente se lembra de Patrick (Thiago Fragoso) como o "melhor advogado criminalista do país". Ou que Fabiana havia "crescido em um convento" em A Dona do Pedaço (2019).

Esse, porém, é um dos maiores trunfos de Carrasco: mostra que o autor, como ninguém, sabe que o público da TV aberta geralmente está com a atenção dispersa. Da pessoa que está preparando o jantar com a televisão ligada à que chega em casa no meio da novela, ninguém vai até o fim do capítulo sem entender a história ali contada.

Walcyr já mostrou essa habilidade logo no diálogo de Candinho (Sergio Guizé) com uma enfermeira, que o questionou sobre um burro empacado na porta do hospital. Tratava-se de Policarpo, a quem o protagonista se referiu como "melhor amigo".

A profissional de saúde imediatamente abriu um sorriso e se lembrou de uma galinha "por quem tinha grande estima", ajudando o telespectador não só a se lembrar do laço entre o personagem principal e seu animal de estimação --mas também de informações que ficaram em Êta Mundo Bom! (2016).

Candinho também aproveitou para perguntar se a ave havia parado em uma panela, porque quando morava em um sítio --a fazenda de Cunegundes (Elizabeth Savalla) e Quinzinho (Ary Fontoura)-- só tinha direito a comer os pés e o pescoço do bicho.

"Eu também cresci comendo pescoço e pé. Bom demais. É porque a parte mais macia é para os mais velhos", seguiu a enfermeira, reforçando ainda mais a recapitulação dos acontecimentos da novela anterior.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos de Êta Mundo Melhor!

Êta Mundo Melhor! é escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson. A nova novela das seis tem direção artística de Amora Mautner.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Êta Mundo Melhor! e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Êta Mundo Melhor!: Capítulos da novela das seis da Globo - 11 a 22/11

Terça, 11/11 (Capítulo 116)
Candinho comemora com Dita o convite de Adália para a amada cantar no teatro. Ernesto e Sandra chegam de viagem. Candinho ensina Samir a andar de bicicleta, e Simbá sente ciúmes. Quincas confirma para Sônia que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.