Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CADÊ O ENCANTADO?

Com bala cravada, Velho do Rio vê 'anjo' e deixa rastro sinistro em Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Osmar Prado como Velho do Rio em Pantanal; ele está deitado olhando fixamente para frente com os olhos abertos

Velho do Rio (Osmar Prado) vai ficar bem perto da morte pela terceira vez na novela Pantanal

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 7/7/2022 - 5h00
Atualizado em 7/7/2022 - 9h14

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai levar um tiro de Tenório (Murilo Benício) em Pantanal. O vigilante do bioma, que estará na forma de sucuri no momento do disparo, não vai conseguir retirar a bala e ficará com ela encravada em seu corpo, encarando a morte mais uma vez. A entidade, no entanto, escapará graças a um "anjo", mas deixará um rastro misterioso na novela das nove da Globo ao desaparecer.

"Eu sabia, sabia...que ocê ia vim atrás de mim... Eu sabia", dirá o Velho do Rio caído, agonizando. Ele verá Eugênio (Almir Sater) se aproximar para cuidar de seu ferimento e acolher o guardião em sua chalana. Dias vão se passar, e Juma (Alanis Guillen) estará desesperada com o sumido da entidade.

"Eu acho que tive com ele nos meus braços... Mas ele sumiu", revelará o condutor, depois de encarar a fúria da amada de Jove (Jesuíta Barbosa) somente para dar notícias do Velho do Rio a ela.

A mocinha selvagem vai apontar sua  arma para Eugênio ao perceber sua chegada na porta da tapera. "Baixa essa arma, Juma...É só o Eugênio", alertará o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), contendo o ímpeto violento da amada.

"Quê que ocê qué aqui? Num tô lhe devêno nada", dirá a mulher-onça, em mais uma de suas grosserias. Ela só vai sair de seu canto após o dono da chalana contar que está no local para falar sobre o ancião. Com a notícia, Juma, que já estará desesperada para localizar o idoso, ficará ainda mais agoniada. Ela vai deduzir que ele esteve na tapera e se sentirá culpada por não ter ajudado o amigo dessa vez, como fez no episódio do incêndio criminoso.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal

Velho do Rio em cena de incêndio em Pantanal

Que tiro foi esse?

O tiro que Tenório dará no Velho do Rio ocorrerá após Marcelo (Lucas Leto) avisar ao pai de que uma cobra estará se aproximando do fazendeiro no momento em que os dois estarão à beira do rio. "Cuidado, pai. Cuidado!", alertará o jovem.

Na ocasião, o vigilante vai se preparar para dar o bote no pai de Guta (Julia Dalavia) a fim de dar um fim à vida dele, mas acabará abocanhando a borda de um barco. Com o aviso, Tenório cairá no chão e ficará encarando a sucuri. 

Marcelo, então, ajudará o pai a se livrar do bicho. "Se afasta, pai... É só se afastar... Com calma... Ela não vai fazer nada", vai orientar o filho de Zuleica (Aline Borges). Tenório, entretanto, não vai se satisfazer em apenas fugir do bicho. "Mardita!", dirá o crápula, sacando o revólver na sequência e atirando na cobra. "Morre, mardita! Toma chumbo, desgraça!!!"

Ainda caído no chão, Tenório dará todos os tiros possíveis até a arma engasgar sem balas, deixando o filho indignado. "Você matou ela?", perguntará Marcelo. "Era ela ou eu", vai responder o marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Mais tarde, já em casa, Tadeu (José Loreto) vai estranhar a história e dirá a Tenório que sucuri não ataca gente desse jeito. "Vá dizer isso pr’aquela maldita, não pra mim! Quando o Marcelo gritou, eu me joguei de lado... E num pensei em nada", contará o fazendeiro, deixando Guta apavorada.

"E o quê que ocê tava fazêno distraído na bêra do rio? Logo ocê... Que sempre diz que isso num se faiz", dirá a dona de casa. Tenório vai explicar que estava tentando consertar o motor do barco, e Alcides (Juliano Cazarré) rebaterá que era só o tanque de gasolina vazio. "Se tava vazio, por que você num encheu, seu energúmeno?!", vai questionar o patrão ao peão.

De cara com a morte de novo?

Com o disparo de Tenório, o Velho do Rio já poderá pedir música no Fantástico. Na trama de Bruno Luperi, o personagem já escapou da morte três vezes. O guardião do bioma já "renasceu" ao ter uma bala arrancada do peito quando Muda (Bella Campos) atirou no idoso ao tentar se defender da onça na qual o espírito da mãe de Juma encantou. 

O vigilante também resistiu às chamas do incêndio que acometeu a região do Pantanal. Afinal, o ser místico tem algum pacto com o demônio? A resposta é não. A entidade é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no Velho do Rio, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase da trama. 

Após se embrenhar na mata, o pai de José Leôncio foi picado por uma cobra e morreu. Mas o corpo do interiorano desapareceu quando ele encantou no vigilante do bioma e dos moradores da região.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da saga rural, e ficará no ar até outubro.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.