LICÍNIO JANUÁRIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Consuêlo (Belize Pombal) e Luciano (Licínio Januário) em Vale Tudo: cena preferida do ator
Intérprete de Luciano, Licínio Januário elege uma cena que comoveu o público como sua preferida de Vale Tudo: o momento em que Consuêlo (Belize Pombal) mostra para o genro sua sala após ser promovida a diretora trainee na TCA. Em entrevista ao Notícias da TV, o ator angolano ainda ressalta a importância do remake em ampliar a representatividade negra no elenco em relação à novela de 1988.
"Essa cena me tocou quando a li, porque vejo na Consuêlo minha mãe, minhas tias, minhas sete irmãs, primas, sobrinhas e a mim mesmo. Então, isso não seria diferente para o Luciano. Consuêlo ser diretora na empresa de Odete Roitman [Debora Bloch], tendo Marco Aurélio [Alexandre Nero] como CEO, para mim é uma grande mensagem para o Brasil e para o mundo. Uma cena que parece pequena, mas ela tem uma importância que talvez muitos não tenham entendido", explica o artista.
O artista ainda cita como especial o momento em que Luciano admitiu ter traído Ivan (Renato Góes), mas adianta que as sequências do casamento com Daniela (Jessica Marques) prometem fortes emoções.
"Foi a realização de um sonho para mim. Tenho certeza de que, quando vocês assistirem, vão me entender. Por ora, só posso dizer que cresci vendo novelas ainda em Angola, e as cenas de casamento sempre foram icônicas. Eu tive a oportunidade de cravar, pela primeira vez na história da teledramaturgia brasileira e da novela das nove, um casamento juntando Angola e Brasil. Não é pouca coisa, não!", valoriza.
Licínio Januário já considera Vale Tudo como um divisor de águas na carreira. "A novela me desafiou e vai me desafiar como artista até a última cena que eu gravar. Acredito que o remake provou, com todas as suas camadas, a importância que carrega para a história da teledramaturgia brasileira. Como artista negro e angolano, é uma honra saber que essa novela histórica hoje carrega um pouco da essência da África a partir de mim", afirmou.
O intérprete conta que chegou viu poucos capítulos da novela original, mas acabou decidindo compor o personagem se distanciando do que foi feito por Jairo Lourenço (1961-2021).
"Eu assisti a alguns episódios da primeira versão pelo entusiasmo de ver as mudanças que, obrigatoriamente, ficariam impressas na nossa versão. Digo 'obrigatoriamente' porque o tempo mudou, e é impossível brigar com as mudanças socioculturais que ele impõe em nós. Logo, achei desde o começo que não fazia muito sentido as comparações com a primeira versão", analisa.
O remake está sendo vivido por outros corpos, outros sotaques. No meu caso, por exemplo, eu, sendo um ator negro e angolano, dando vida a um personagem que, na primeira versão, não carregava o mesmo tom de pele nem a mesma carga histórica que eu carrego. Logo de cara minha interpretação do Luciano foi completamente diferente.
Licínio Januário também valoriza o avanço da representatividade no remake escrito por Manuela Dias, já que a novela de 1988 contava com apenas dois negros no elenco.
"Isso ficou muito claro na diversidade de personagens negros, cada um com a sua história, suas singularidades, dando ao público a chance de se identificar com cada um deles", ressalta.
Em relação ao Luciano, ele sendo um homem negro retinto angolano, eu tive a chance de apresentar ao público a comunidade de homens e mulheres africanos que moram e trabalham no mundo corporativo brasileiro. Talvez boa parte do Brasil não sabia dessa existência.
"Eu torço para que esse start [início, em inglês] que Vale Tudo provocou se expanda e que mais personagens negros africanos também sejam inseridos em produções futuras, da mesma forma que o Luciano foi: humanizado, leve e com muitas camadas", diz o artista.
O intérprete também comemora a visibilidade que o papel trouxe para sua carreira. "Luciano passou pelas camadas que mais tocam os telespectadores. Ele foi um chefe turrão, querendo proteger a sua CLT; acobertou o amigo quando fez besteira na empresa; foi conselheiro amoroso do amigo; traiu o amigo; pediu perdão; se apaixonou; entrou para a família que representa uma boa porcentagem da população brasileira e ainda vai casar. Isso tudo durante cinco meses", lista.
O ator passou a ser reconhecido pelo público nas ruas. "Além da minha rua em São Gonçalo e das vielas do Rio de Janeiro, eu tive a oportunidade de viajar também para São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Alagoas, e, em todos esses Estados, o meu nome virou 'o menino da novela'. Para mim, essa é a grande confirmação de que Luciano realmente foi um brinde na minha carreira", arremata.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake, escrito pela autora Manuela Dias, será substituído em 20 de outubro por Três Graças, uma novela de Aguinaldo Silva.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.