Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TEMA ESPINHOSO

Cara e Coragem mexe com armas e alfineta governo Bolsonaro: 'Salvar ou matar'

SERGIO ZALIS/TV GLOBO

Atores Paulo Lessa, Tais Araujo, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado surgem lado a lado e olham para a câmera no cenário de Cara e Coragem

Com diversos protagonistas, Cara e Coragem falará de temas sérios, mas de uma forma leve

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2022 - 6h25

Cara e Coragem promete ser uma comédia leve para a faixa das sete da Globo, mas nem por isso deixará de abordar temas mais espinhosos. A autora Claudia Souto revela que, um dos aspectos explorados pela trama, será a facilitação da compra de armas que foi estimulada no governo de Jair Bolsonaro. A escritora destaca que o assunto será debatido de forma mais sútil, conforme pede o horário. "O que é mais importante? Salvar vidas ou matar?", indaga ela.

"É um equilíbrio delicado. Confesso que é uma tentativa, não tenho uma bola de cristal. O que trago é meu olhar sobre o mundo e de que forma posso botar na roda discussões sérias, mas de uma maneira leve. Por exemplo, um tema que tem na novela, que está super subliminar e envolto em uma aura de aventura, e está todo dia no noticiário: o apoio à ciência e a legalização da armas, os benefícios que o governo atual tem feito par a facilitar o acesso a elas", descreve a novelista em conversa com jornalistas. 

No folhetim, Clarice (Taís Araujo) é uma empresária que financia uma pesquisa com o intuito de auxiliar a medicina. Seu principal cientista, Jonathan (Guilherme Weber), descobre uma fórmula de magnésio que pode ser utilizada para salvar muitas vidas. Entretanto, se adaptada, ela também pode permitir uma expansão da produção de armamentos, o que virará cobiça dos vilões da história.

Segundo a autora, o que parece ser coisa de cinema está galgado na realidade, uma vez que ela empreendeu durante dois anos uma pesquisa para ver se o desenvolvimento de uma fórmula como essa seria possível. Ao mesmo tempo, para tratar do tema, ela buscou inspirações no universo da aventura e da ação.

Daí surgiram os dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), que serão contratados pela ricaça para resgatar o documento, que estará dentro de uma pasta que será perdida em um local de difícil acesso.

Não vou abordar isso em uma novela das sete de uma forma totalmente dramática. É um assunto que vem com uma aura de Indiana Jones. Mas o tema é sério, está influenciando nossa vidas. O mesmo governo que aprova a facilitação de obter armas, nos privou de compra de vacinas, e tivemos mais de 600 mil mortos [na pandemia]. A minha mãe foi uma das vítimas. Então não vou trazer o drama real que passamos com isso, mas vou botar uma pulguinha atrás das orelhas da pessoas: o que é mais importante? Salvar vidas ou matar? Armas só têm função de matar.

Claudia Souto reforça que Cara e Coragem ainda tratará de questões como abuso psicológico, mas sempre com uma abordagem mais leve e até mesmo solar.

"Tem assuntos delicados que vamos colocar na roda, mas sempre procurando dar uma leveza. Nosso fotógrafo falou de uma opção que fizeram e achei ótimo. Quando o assunto é de mistério, ou denso, existe um colorido na cena, uma luz, para que esses assuntos mais pesados não fiquem sombrios demais. Mas tratemos deles. A vida é isso, tem o riso e o choro", arremata Claudia.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#101 - Grande segredo de Quanto Mais Vida, Melhor é revelado!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas:


Resumos Semanais

Cara e Coragem: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 14/1

Quarta, 11/1 (Capítulo 195)
Pat revela a Rômulo que estava monitorando os encontros deles para Ítalo. Danilo se desespera com a Citação e exige que Célia arrume um encontro dele com Rebeca. Regina chora com medo de ser presa. Batata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.