Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DRAMA DA VIDA REAL

Bebê morto de Isabel de Nos Tempos do Imperador virou múmia guardada por anjo

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Giulia Gayoso conversa com um homem, de costas, com a expressão de surpresa e tristeza como a Isabel em cena de Nos Tempos do Imperador

Isabel (Giulia Gayoso) em Nos Tempos do Imperador: princesa da vida real sofreu para se tornar mãe

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 3/12/2021 - 6h20

O drama da princesa Isabel (1846-1921) para realizar o sonho de ser mãe foi muito pior do que é mostrado em Nos Tempos do Imperador. Além de diversas simpatias, a fidalga também se submeteu a um tratamento de fertilidade em Portugal para engravidar pela primeira vez e dar à luz Luísa Vitória –natimorta, a criança foi embalsamada e enterrada sob a estátua de um anjo.

O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão mistura realidade e ficção para reconstituir um dos episódios mais trágicos da família imperial. A personagem de Giulia Gayoso chega até a ter inveja da irmã Leopoldina (Bruna Griphao) por dar um neto a Pedro (Selton Mello) antes dela.

A nobre não pensou em adoção, como é sugerido na novela das seis da Globo, mas atravessou o Atlântico para dar um herdeiro ao trono do Brasil. Ela foi incentivada pela tia Francisca (1824-1898) a fazer um longo tratamento na Europa, mais precisamente em Portugal, que viria a dar resultado em 1874.

A gravidez de Isabel, já delicada, se tornou de risco por conta de uma lei de 1824 que obrigava o futuro imperador a nascer em território nacional. Os médicos avisaram que atravessar o oceano, com nenhum cuidado de pré-natal, poderia ser fatal para o bebê.

Pedro chegou a pedir para o Conselho de Ministros impor uma brecha na lei, mas o pedido foi negado e Isabel obrigada a voltar imediatamente para o Brasil. Segundo documentos reunidos pelo historiador Paulo Rezzutti, a aristocrata até escreveu à família para pedir orações antes de embarcar de volta para o "novo mundo".

O ator Daniel Torres caracterizado como Gastão em cena de Nos Tempos do Imperador

Gastão (Daniel Torres) na novela das seis

O primeiro filho de Isabel nasceu morto?

O parto de Isabel durou quase cinco horas, e o bebê nasceu já morto. Ele recebeu o nome de Luísa Vitória e engana-se quem pensa em uma possível homenagem à condessa interpretada por Mariana Ximenes. O nome, na verdade, fazia referência aos avós de Gastão d'Orleáns (1842-1922).

O corpo foi embalsamado, em uma técnica muito mais moderna do que às múmias que eram até então conhecidas na época, e foi enterrado sob a estátua de um anjo segurando uma criança que está até hoje instalada no Convento de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro.

O ator Daniel Torres e a atriz Giulia Gayoso, à beira do altar, como Gastão e Isabel em cena de casamento de Nos Tempos do Imperador

Gastão e Isabel no folhetim de época da Globo

Quantos filhos teve a princesa Isabel?

Isabel não desistiu de ser mãe depois de perder Luísa Vitória, sofrendo alguns abortos espontâneos até poder segurar o primogênito Pedro de Alcântara (1875-1940) nos braços. Ele recebeu o príncipe do Grão-Pará, e depois vieram Luís (1878-1920), que se tornou Príncipe Imperial do Brasil; e Antônio (1881-1918).

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre as novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#83 - Prêmio Notícias da TV: Os melhores do ano nas novelas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.