Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERDA DE MEMÓRIA

As Aventuras de Poliana mostra Alzheimer para público infantil: 'Será leve'

REPRODUÇÃO/SBT

Em As Aventuras de Poliana, Glória (Clarisse Abujamra) foi diagnosticada com Alzheimer - REPRODUÇÃO/SBT

Em As Aventuras de Poliana, Glória (Clarisse Abujamra) foi diagnosticada com Alzheimer

KELLY MIYASHIRO

Publicado em 10/7/2019 - 5h16

Apesar de voltada para crianças, As Aventuras de Poliana vai debater um assunto sério a partir desta semana. É que Glória (Clarisse Abujamra), diagnosticada com Alzheimer, está demonstrando os primeiros sintomas da doença e vai preocupar as pessoas à sua volta. Para não assustar os espectadores mirins, a novela abordará o tema com cuidado. "Será de uma forma leve, já que o nosso público é infantil", adianta Clarisse.

O Alzheimer é uma doença crônica e neurodegenerativa em que a pessoa vai perdendo a memória a curto ou longo prazo. E Glória ficou responsável por introduzir isso na vida das crianças que assistem à trama do SBT. 

No capítulo de segunda (8), a presidente do Comitê Laço Azul, que decidiu organizar um jantar em sua casa para oficializar o namoro de seu filho Marcelo (Murilo Cezar) com Luísa (Thaís Melchior), não se lembrou do compromisso e estranhou a chegada de todos os convidados em sua mansão. Na terça (9), durante o jantar, ela ainda perguntou por Débora (Lisandra Cortez), ex-namorada do herdeiro, e causou climão.

Clarisse descobriu que Glória ficaria doente apenas quando recebeu o roteiro. "Foi uma surpresa, eu não sabia que ela ia ter Alzheimer. Mas, uma vez a novidade assimilada, segui o jogo", conta a atriz de 72 anos.

A intérprete diz que já esteve próxima de pessoas que tiveram a doença na vida real e usou essa experiência para se preparar para a personagem. Como o tema será tratado de forma superficial, Clarisse não foi atrás de novas referências. "Se fôssemos mostrar a doença em sua profundidade, todos os sintomas mesmo, aí sim eu deveria ter um trabalho de pesquisa mais amplo", completa a atriz.

O enredo da novela de Iris Abravanel pretende abordar mais a fundo as relações familiares de Glória. "A ideia é mostrar como ela vai lidar com a doença, e como os filhos e os netos vão reagir a isso", conta ela.

Na trama, o maior desafio da personagem será escapar do filho pilantra Roger (Otávio Martins), que vai querer se aproveitar da situação para arrancar dinheiro da própria mãe. Ele até sugere que Glória seja internada, para ficar responsável pelas finanças da ricaça. 

A novela pretende mostrar como o Alzheimer afeta as relações de uma família. Enquanto Marcelo, que é o mocinho, quer cuidar da mãe, o filho mau vai focar nos próprios interesses. "O Roger quer depená-la, acabar com a alegria dela, e isso sim vai ser triste de mostrar. Um filho fazer um horror desses com a própria mãe doente já é doloroso o suficiente", finaliza Clarisse.

Novela teve morte trágica

Em maio, a novela expôs seu público à morte, outro tema complicado para crianças. Ciro (Nando Cunha) não resistiu ao ser atingido pelo teto da casa de Arlete (Letícia Tomazella), que desabou sobre sua cabeça durante uma forte tempestade.

Ciro era o patriarca da família Soares, pai de Kessya (Duda Pimenta) e Jeff (Vitor Britto), e marido de Gleyce (Maria Gal). Um caminhoneiro que vivia de bom humor, apesar de seu descontrole financeiro.

A família lidou com a perda de Ciro superficialmente. Kessya passou semanas deprimida, Jeff começou a investigar o segredo do Sr. Pendleton (Dalton Vigh) que o pai levou para o túmulo, e a viúva Gleyce continuou a vida. A novela não exibiu o velório nem o enterro do personagem, e a morte de Ciro ficou por isso mesmo.

Resumos Semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 10 a 13/7

Sexta, 10/7 (Capítulo 563)
Débora sai da prisão e conversa com Afonso. Poliana faz as pazes com Otto. Hugo fala para Éric que vai sair da escola. Verônica, Guilherme e Filipa visitam Roger na prisão.  Otto convida as crianças do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.