MANUELA DIAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A autora Manuela Dias em entrevista ao Fantástico no domingo (5): alvo de críticas nas redes
A autora Manuela Dias enfrenta um verdadeiro "inferno astral" antes do fim de Vale Tudo. Além de lidar com a enxurrada de críticas nas redes sociais, ela ainda viu figuras de peso abrirem fogo contra sua versão do clássico de 1988 --entre elas, Regina Duarte, a Raquel original, e Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto Braga (1945-2021), um dos criadores da novela.
Em entrevista ao Fantástico, a roteirista até chegou a comentar as reações nem tão elogiosas ao seu trabalho. Ela afirmou que procura ouvir as críticas construtivas e aprender com o que as pessoas têm a dizer.
A verdade é que Manuela vive num "fogo cruzado" desde o primeiro capítulo, em que já tinha até avisado a sua equipe que as críticas viriam com força. Ela, porém, não esperava que chegasse a tanto: com até nomes do elenco, como Taís Araujo, se manifestando publicamente sobre divergências artísticas.
Nos últimos dias, o coro dos insatisfeitos ganhou vozes de peso. Até a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) chegou a soltar uma nota para apontar erros na condução do depoimento dos suspeitos de terem matado Odete Roitman (Debora Bloch).
E o que falar de Regina Duarte, que recentemente voltou a se reaproximar da Globo? A atriz chamou a ideia de refazer Vale Tudo de "roubada" e ainda criticou as várias mudanças feitas na trama original.
"Não chama de Vale Tudo. Dá outro nome, porque o nome Vale Tudo tem um peso, difícil de carregar, então quer fazer parecido, faça, escreva, crie, se inspire, mas acho que está se metendo numa roubada, vai haver comparação. É triste? É. Mas, vai ver que as pessoas que estão fazendo isso, devem ter pensado nisso, que estavam se metendo numa empreitada muito complicada", comentou a veterana, em conversa com o jornalista Marcos Bulques.
"Você não pega uma obra icônica assim e resolve fazer a mesma história: 'ah, mas eu vou mudar um pouquinho', não adianta! Se você estiver usando o título, já era, gente! Eu acho que serve como uma lição para todos nós", completou.
A artilharia mais pesada contra Manuela veio do decorador Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto Braga, que ficou meses em silêncio sobre o remake de Vale Tudo. Ele disse que a roteirista "não teve lastro, nem intimidade intelectual" para fazer reescrever um dos maiores clássicos da televisão.
Ele aumentou o tom das críticas em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, afirmando que o ex-marido "não teria gostado do remake" e que "jamais teria construído personagens tão tacanhos e incoerentes".
Uma de suas principais queixas foi sobre a construção de Odete Roitman. "uma personagem tão rica", virou uma louca, inconsequente, atirando e tentando envenenar as pessoas, virando praticamente uma serial killer ninfomaníaca", soltou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.