Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

LAÍZE CÂMARA

Atriz revive faculdade de Engenharia para fazer prostituta em Guerreiros do Sol

Divulgação

Laíze Câmara posa em um cenário de vendinha

Laíze Câmara vive a prostituta Francisca em Guerreiros do Sol, novela original do Globoplay

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 1/7/2025 - 21h00

Intérprete da prostituta Francisca em Guerreiros do Sol, novela original do Globoplay que lança um novo bloco de capítulos nesta quarta-feira (2), a atriz Laíze Câmara decidiu revisitar os tempos em que cursava Engenharia na faculdade para ajudar na construção da sua personagem --apesar de a história sobre o cangaço se passar entre 1920 e 1930, período bem distante de quando ela fez o ensino superior.

"Tem essa coisa de passear por um universo muito masculino, porque na faculdade eram muitos homens e poucas mulheres na sala. Isso eu emprestei para a Francisca, porque estou acostumada a transitar por ambientes assim", conta a atriz em conversa com o Notícias da TV. Além de atuar, Laíze também trabalha com edição de audiovisual, outra área com excesso de testosterona.

Ao longo das gravações, a artista se surpreendeu com as várias camadas de Francisca. "Ela é estruturada de uma maneira muito complexa. Tem uma malícia na personagem, não é uma fragilidade, é uma mulher que lida com o desejo de proteger quem ela ama. Tem essa coisa de se prostituir para manter uma mãe viva, que é algo absolutamente real", justifica ela, que continua:

Mesmo naquela invisibilidade no prostíbulo, ela não se sente assim. A Francisca é completamente feliz naquele cenário, dançando. Ela é zero rasa, é um ser humano na condição de sobrevivência. Tem essa dualidade de carregar a dor, de resistir, mas o trabalho dela é fazer o outro ser feliz, sentir prazer.

A questão sexual da prostituta não foi um problema para sua intérprete. "A sensualidade é totalmente da Francisca, mas eu nunca tive muitos pudores também (risos). Você empresta o seu corpo para a personagem e pronto, é o ofício do ator", minimiza Laíze.

Ela admite, porém, que se surpreendeu ao ler os roteiros e perceber o quanto sua personagem, como tantas outras mulheres retratadas em Guerreiros do Sol, estão à frente de seu tempo. "Se hoje em dia já é tão difícil, o machismo está tão estruturado, imagina naquela época, no Nordeste? O que eu aprendi é que as mulheres eram muito intensas. A fragilidade é feminina, mas elas são tão marcadas pela desigualdade da época, pela necessidade da sobrevivência, que o que eu acabei sentindo nelas foi a sua força", resume.

Curiosamente, um dos colegas de elenco é o ator Gustavo Machado, companheiro de Laíze na vida real --ele interpretou o delegado Novaes na história do Globoplay. Por coincidência, o machista só se relacionava com Francisca quando ia ao prostíbulo. "É o nosso quinto trabalho juntos, o Gustavo tem mais tempo de carreira do que eu tenho de idade (risos), e ele está presente nos meus trabalhos mais legais", valoriza a atriz.

Desapego e espera

Como Guerreiros do Sol foi gravada em 2023 e só agora chega ao streaming, Laíze Câmara admite que precisou trabalhar o desapego para não enlouquecer com a espera para ver o trabalho. "O ator já tem a coisa da espera no DNA, você espera para saber se foi aprovado no teste, espera no estúdio para poder gravar... A espera para ver o produto pronto é a mais deliciosa (risos). Como eu também edito, sei que depois que gravei está fora das minhas mãos. E me distanciei tanto que nem lembro mais, assisto como público mesmo", aponta.

"Mas, quando você conhece uma engrenagem como a da Globo, que é muito maior, entende que não é pessoal para ninguém, nem para a Isadora [Cruz], nem para o Thomás [Aquino], nem mesmo para o Papinha [Rogério Gomes, diretor]. Está todo mundo a serviço da história, é tudo muito desprovido de ego. Eu percebi que não é pessoal, o ator entra numa noia, mas não é aquilo. É muita coisa rolando, e o que fala mais é a história", ressalta Laíze.

"E a Globo faz isso como ninguém, tem essa coisa da equipe, você se sente parte de um todo muito maior. Vira uma energia que ultrapassa o eu. Já foi, já está rolando no universo. A atriz tem que estar ali disponível, eu não posso ficar achando que minha vida é em função de um trabalho", minimiza. "A minha ansiedade é só porque o lançamento é de cinco em cinco episódios (risos)."

Nesta quarta-feira (2), mais cinco capítulos da novela serão disponibilizados no Globoplay. Ao todo, a novela tem 45 episódios. Guerreiros do Sol também está sendo exibida pelo canal pago Globoplay Novelas, com exibição de segunda a sexta-feira, às 22h40.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.