Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MARIANA SENA

Atriz lamenta história real ser diferente da narrativa preta de Garota do Momento

FABIO ROCHA/TV GLOBO

A atriz Mariana Sena está caracterizada como Glorinha na novela Garota do Momento, da Globo

Mariana Sena interpreta Glorinha na novela Garota do Momento; personagem tem discurso forte

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/11/2024 - 16h00

Mariana Sena está amando o discurso forte de sua personagem, Glorinha, em Garota do Momento. Mas ela conta que conversou com suas avós e sabe que, infelizmente, não foi assim que tudo aconteceu na vida real. A trama traz questões para serem refletidas, como machismo e racismo. E, se tudo tivesse sido diferente, como seria a nossa sociedade hoje?

"O que mais me encanta é que é uma novela de época que reescreve o passado. E eu acho que, quando a gente reescreve o passado, a gente cria uma possibilidade de um novo futuro", diz a atriz. 

Ela ressalta que suas avós têm mais de 90 anos e que elas lhe contaram que a vida para as mulheres negras em 1958 ficava muito longe da narrativa da novela das seis da Globo. "A gente esta numa fábula linda, contando tudo de maneira muito feliz e alegre. É lindo você ver as referências americanas das mulheres negras, aquelas roupas incríveis, a beleza exposta", comenta.

Mariana diz que a trama está criando essa referência positiva. "A cara da Duda [Santos], que é a garota do momento, tem o clube Gente Fina, uma pensão só pra mulheres... Ter essa narrativa preta, em peso, é muito importante."

"Na dramaturgia brasileira, esse espaço sempre foi negado, porque realmente nós éramos sempre uma ou duas atrizes pretas no ar e, às vezes, até sem história para ser contada", aponta.

Mariana fez Mar do Sertão há dois anos e voltou para o trabalho após se tornar mãe. Para fazer Glorinha em Garota do Momento, se mudou com a família de São Paulo para o Rio de Janeiro. Ela afirma que suas personagens na saga sertaneja e agora são bem diferentes.

"Lorena era uma personagem muito reativa. Era também muito alegre, uma amiga muito fiel, isso ela tem em comum com o Glorinha. Mas a Lorena ela tinha uma coisa da reação, de não pensar muito, de ser muito intensa em tudo que fazia e falava. A Glorinha é o oposto: ela sabe muito bem o que ela fala. Ela calcula as ações dela e planeja tudo muito bem", declara. 

A força do discurso de Glorinha

Glorinha tem o sonho de ter seu salão de beleza, e está previsto no plano comercial da novela que isso vai se realizar. Ações de merchandising estão sendo oferecidas ao mercado publicitário há meses. 

"Ela vai ser uma pessoa que vai trazer um discurso muito forte de empoderamento das mulheres pretas. Ela acredita que o cabelo natural e o cabelo black e cacheado são lindos. Naquela época, isso jamais era colocado  dessa maneira", fala a intérprete, que complementa:

A gente sabe que não era dessa maneira, tão impositiva, mas a Glorinha tem essa força. A gente sabe que na história, infelizmente, as mulheres pretas daquela época, por mais que tivessem esse discurso, não poderiam exercer isso abertamente como a Glorinha.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Garota do Momento.

Garota do Momento é ambientada em Copacabana, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Natalia Grimberg. No elenco, estão Solange Couto, Lilia Cabral, Fabio Assunção, Carla Cristina Cardoso, Leticia Colin e Ícaro Silva, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Garota do Momento e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Garota do Momento: Capítulos da novela das seis da Globo - 12 a 21/12

Quinta, 12/12 (Capítulo 33)
Todos comemoram o acerto da campanha, exceto Bia. Beto tenta se aproximar de Beatriz, que afirma que nada mudou entre eles. Raimundo repreende a atitude de Ronaldo e o afasta da conta da Perfumaria Carioca. Bia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.