ROBERTA ÍNDIO DO BRASIL
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Roberta Índio do Brasil: ex-atriz alavancou carreira empresarial e hoje assina com outro nome
O rosto inocente que deu vida à Sofia em A Viagem (1994) deu lugar a uma executiva. Roberta Índio do Brasil, hoje com 51 anos, abandonou a carreira artística há quase duas décadas e se reinventou como empreendedora no mercado corporativo com outra assinatura: Roberta Rosenburg, seu último sobrenome. Atualmente, ela é CEO da Flead Desenvolvimento, uma empresa de treinamento profissional que fundou há dez anos em São Paulo.
Após a novela de Ivani Ribeiro (1926-1995), Roberta trabalhou na temporada de 1997 de Malhação (1995-2020) e fez dois episódios do programa Você Decide (1992-2000), mas depois interrompeu a carreira artística para estudar Economia em Massachussets, nos Estados Unidos.
O casamento com Bruno Gomes de Botton e o nascimento das filhas marcaram sua mudança para o campo da Psicologia. A segunda graduação, concluída por causa de uma crise com a filha caçula --que teve alergia multialimentar-- reacendeu sua vontade de ajudar pessoas.
A transição definitiva para o mundo corporativo veio com sua formação em Psicologia e a consultoria de desenvolvimento de líderes. À época, ela contou que as dificuldades em casa a motivaram a buscar um trabalho com impacto social. "Naquele momento, eu decidi repensar a minha vida e fazer alguma coisa que eu pudesse ajudar as pessoas."
Hoje, Roberta lidera a Flead, especializada em coaching executivo, treinamento corporativo e desenvolvimento de carreira. No LinkedIn, seu perfil descreve sua atuação como conselheira consultiva na Finlead Advisory e certificada pelo IBGC. Ela também se apresenta como cofundadora da Flead e publica conteúdos sobre mindset, projetos ágeis e cultura organizacional.
"Tenho uma grande habilidade de me conectar e me comunicar com as pessoas, e isso é a base de meu trabalho!", ela afirmou em entrevista ao extinto Vídeo Show (1983-2019), em 2015.
Apesar de estar afastada da TV há quase uma década, a ex-atriz afirma que não descarta um retorno ao entretenimento. "Um artista sempre será um artista!", repensou Roberta na época.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de A Viagem: Capítulos da novela do Vale a Pena Ver de Novo - 7/11
Sexta, 7/11 (Capítulo 128)
Fátima conta a Téo que Ednéia está namorando Hélio. Okida insinua a Glória que gostaria de casar-se com ela. Ismael, no esconderijo, sentado na cadeira de rodas, vê Regina chegar com um mafioso finíssimo. Alexandre diz ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.