NIKOLLY FERNANDES

Atriz de A Nobreza do Amor vê racismo em críticas a Kênia: 'Negra com ambição'

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Nikolly Fernandes posa com vestido laranja e penteado afro no cabelo

Nikolly Fernandes como Kênia em A Nobreza do Amor: atriz comenta a repercussão da personagem

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/7/2026 - 9h12

Fonte Preferencial

Nikolly Fernandes admitiu que tem se surpreendido com a repercussão positiva do trabalho como Kênia em A Nobreza do Amor. Mesmo assim, as críticas ainda aparecem uma vez ou outra. Mas a atriz atribuiu os comentários ruins ao racismo da sociedade. "Essas pessoas não estão acostumadas a ver uma personagem negra no lugar de nobreza, de coragem e de ambição", apontou.

A filha de Jendal (Lázaro Ramos) conseguiu chamar a atenção do telespectador principalmente depois de se envolver com Dumi (Licínio Januário) na novela das seis da Globo.

"Ela é uma personagem muito amada e é algo que eu acho muito engraçado, porque o início da Kênia foi num lugar de vilania. Mesmo assim, eu nunca recebi uma mensagem de ódio, das pessoas dizendo que odiavam ela. Sempre é um comentário de alguém dizendo: 'eu não consigo odiar ela', 'Meu Deus, eu me divirto muito com ela'. Acho que é legal esse poder da novela de fazer as pessoas criarem vínculos com os personagens", contou em entrevista à revista Marie Claire.

A atriz confessou que prefere não procurar por comentários negativos. "No geral, acho que a Kênia está sendo recebida de uma maneira muito legal. O que vejo de ruim é o racismo mesmo e não uma crítica específica à minha atuação", explicou.

Os comentários são a respeito da minha aparência, das roupas que uso como personagem, o fato da Kênia ser uma mulher livre demais e corajosa demais. No meu ponto de vista, acho que isso é porque essas pessoas não estão acostumadas a ver uma personagem negra no lugar de nobreza, de coragem e de ambição. Apesar de acontecer, isso não me afeta.

A atriz ainda valorizou a oportunidade de contracenar com Lázaro Ramos. "Ele é um cara fenomenal, para além do profissional. É um ser humano de se admirar, porque pensa de uma maneira muito social, é um cara bem posicionado e faz você abrir seus olhos para outros caminhos", elogiou.

"Ele é uma pessoa que divide todo o conhecimento que tem e que quero levar para a vida. A partir desse trabalho, costumo dizer que mudei não só como atriz, mas também como pessoa. Brinco que estou sendo paga para estudar atuação ao lado do Lázaro [risos]", continuou.

"A gente experimentou muitas coisas durante as gravações, me inspirei muito nele para fazer essa personagem que é filha de Jendal e tem essa conexão com o pai. A gente brinca muito no set, improvisamos juntos. Por isso, tem sido difícil lidar com esse rompimento deles e confesso que até chorei um pouquinho [risos]", contou a atriz.

O trabalho em A Nobreza do Amor também fez com que a atriz fortalecesse a própria identidade. "A novela tem me empoderado e feito com que eu descubra a minha identidade de várias maneiras, porque a trama fala de África de um novo ponto de vista, da visão rica, nobre e grandiosa", afirmou.

"Não me lembro de ter visto tantas obras que tratem esses povos dessa maneira e quando começamos os estudos para a preparação, não havia quase nada que falasse da riqueza africana. Então, me preparei junto a Globo, mas também ao lado da Tati [Tatiana Tiburcio], que me apresentou a realeza africana por meio de um estudo interno que me fez descobrir a realeza em mim", explicou.

A artista ainda recuperou uma parte da história da família na preparação. "Descobri que o tataravô do meu pai veio da África, embora ainda não saiba de qual país, para o Estado de Alagoas e que foi refugiado em um quilombo. Também encontrei a carta de alforria da tataravó da minha mãe. Enfim, foram muitas descobertas que tive sobre a minha ligação com a África e eu acho que isso é lindo", arrematou.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos de A Nobreza do Amor.

A Nobreza do Amor se desenvolve em dois universos fictícios: o reino de Batanga, na costa ocidental da África, e a cidade de Barro Preto, localizada no Rio Grande do Norte.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Nobreza do Amor e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de A Nobreza do Amor: Capítulos da novela das seis da Globo - 12 a 22/8

Quarta, 12/7 (Capítulo 119)
Virgínia afirma que avisará a Jendal sobre o paradeiro de Alika, e Sebastião teme a reação do rei de Batanga. Ladisa consegue despistar Pascoal. Sebastião sonda José sobre sua origem. Malungo escreve a Alika e conta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.