ESTREIA DAS NOVE
FABIANO BATTAGLIN/TV GLOBO

Marcos Palmeira interpreta Joaquim na novela Três Graças, que estreia em outubro na Globo
Marcos Palmeira está prestes a voltar ao ar em Três Graças, trama de Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva que estreia em outubro, substituindo o remake de Vale Tudo. Após integrar dois projetos fechados, os remakes de Pantanal (2022) e Renascer (2024), o ator celebra o retorno ao formato da obra aberta e diz viver novamente "a magia" de uma história que se constrói junto com o público.
"Retornar de duas produções fechadas, como os remakes, para um projeto em andamento, e reviver essa magia da obra aberta, mergulhando nesse universo sombrio, é extremamente prazeroso", afirma o ator de 62 anos.
Na nova novela, Palmeira dará vida a Joaquim Monteiro. O personagem é pai de Gerluce (Sophie Charlotte) e avô de Joélly (Alana Cabral). Ele nunca assumiu a paternidade da filha que teve com Lígia (Dira Paes).
Ambicioso e mulherengo, Joaquim vive de pequenos golpes: administra um ferro-velho, já fechado pela polícia algumas vezes, onde desmancha carros roubados para vender peças.
Apesar das falhas, ele esconde um "coração mole" e tentará, de forma nada ortodoxa, reparar os erros do passado. "Interpretar um personagem tão distante de mim, um indivíduo extremamente impaciente, estressado e atormentado, é um desafio estimulante. Percebo nele uma força latente que ele próprio não reconhece", explica o ator.
Segundo Marcos Palmeira, Joaquim carrega uma relação mal resolvida com Lígia e vive um sentimento de dependência emocional. "Ele nutre uma carência significativa, mas não consegue abrir mão dela. Talvez, se buscasse terapia, atalharia alguns caminhos, mas isso prejudicaria a essência do personagem", brinca o veterano.
O ator também se mostra animado com as interações do personagem, especialmente com Misael (Belo), que é seu ombro amigo, e Lígia. "Prevejo grandes momentos de romance e estou na torcida. Quanto mais impossível parecer, mais interessante será o desfecho", diz.
Palmeira reforça o frio na barriga que sente por estar novamente em um processo criativo aberto: "Estou feliz e, ao mesmo tempo, nervoso, como se fosse o início de tudo. Vamos em frente, pois essa jornada será longa".
Com estreia marcada para 20 de outubro, a novela Três Graças vai trazer tramas familiares e dramas pessoais retratados em um universo bem popular à faixa mais nobre da Globo.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Três Graças: Capítulos da novela das nove da Globo - 10 a 22/11
Segunda, 10/11 (Capítulo 19)
Paulinho e Gerluce levam Lígia para o hospital. Ferette ameaça deixar Arminda, se a amante não der o remédio falso a Josefa. Paulinho avisa no hospital que Lígia é sua sogra, para que a mãe de ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.