LUIS SALEM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luis Salem como Eugênio em Vale Tudo; ator aceitou papel ciente que seria coadjuvante
Intérprete de Eugênio, Luis Salem revelou que aceitou o papel em Vale Tudo ciente de que seria um coadjuvante. A pouca função do mordomo dos Roitman no remake já foi alvo de reclamações do público que acompanhou a versão de 1988 da novela, quando Sérgio Mamberti (1939-2021) viveu o personagem.
"Sabia que ele seria um coadjuvante, que meu papel era secundário, mas que teria o momento dele", contou o artista em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.
"Eu acho que esta versão traz personagens mais humanizados. Até quem olha para a Odete [Debora Bloch] consegue ver que existe um sentimento ali", ressaltou ele.
Salem também explicou que tentou evitar ao máximo as comparações com o intérprete anterior. "Dentro do personagem que me deram, que inventei, busco algo sutil do Mamberti. Em alguns momentos, fiz uma homenagem particular. Como o olhar afetuoso que ele dirigia a Heleninha [Paolla Oliveira]", afirmou.
O ator contou que não enxerga semelhanças com o mordomo. "Eu não tenho nada de Eugênio, nada daquela pessoa doce. Não que eu não seja uma pessoa boa, mas eu olho para ele e não consigo me ver. Eu tentei construí-lo de forma muito solitária. É totalmente diferente de mim", relatou.
Salem não acredita que Eugênio possa ser o assassino de Odete Roitman no remake, apesar das especulações de que o mordomo poderia tentar atingir Celina (Malu Galli) e cometer o crime por engano.
"Não vejo razões para o Eugênio fazer isso, mas adoraria gravar a cena. Quem não gostaria?", comentou ele.
O funcionário dos Roitman ganhou uma trama inédita do remake depois de meses apagado. Eugênio iniciou um envolvimento com Freitas (Luis Lobianco), com quem até fará planos de abrir uma pousada no Nordeste.
Outra novidade dessa versão foi que o mordomo também revelou que sobreviveu a uma tragédia no passado. Ele estava no naufrágio do Bateau Mouche em 1988.
Na obra original, Eugênio (Mamberti) acabou virando muito mais que um mero mordomo ao demonstrar todo seu conhecimento pelo cinema norte-americano dos anos 1930 e 1950. Entretanto, a ausência dessa paixão no remake esvaziou o personagem agora vivido por Luis Salem --que se tornou um figurante de luxo na novela das nove.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake, escrito pela autora Manuela Dias, será substituído em outubro por Três Graças, uma novela de Aguinaldo Silva.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.