ÂNGELA VIEIRA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ângela Vieira como Janete em Terra Nostra: atriz está longe da TV desde uma novela em 2022
Eternizada por papéis marcantes como a Janete de Terra Nostra (1999), em reprise na Globo, Ângela Vieira acumula mais de quatro décadas de carreira e não pensa em se aposentar. Longe dos folhetins desde uma participação em Além da Ilusão (2022), a atriz lançou uma série documental nas redes sociais e revelou uma condição delicada que a preocupou durante o trabalho: a perimenopausa.
No terceiro episódio da produção, ela lamentou não ter tido uma rede apoio como existe hoje. A perimenopausa é um período de transição para a menopausa e que afeta a mulher com flutuações hormonais delicadas.
"Descobri que estava na perimenopausa e comecei a reposição hormonal. Na época, não era moda, nem assunto de revista. Modéstia à parte, fui pioneira, porque acreditei na saúde integral. Não queria só apagar sintomas, queria me prevenir para seguir ativa no palco e na vida", relatou ela.
Sem projetos confirmados na televisão, Ângela deve voltar aos palcos em 2025. A atriz comprou os direitos de um texto teatral e prepara um espetáculo com direção de Fernando Philbert. Ela dividirá a cena com o ator Victor Thiré --neto de Cecil Thiré (1943-2020), que foi um de seus primeiros amigos na profissão.
Na TV, seu último papel fixo foi em Bom Sucesso (2019), como Vera, e, desde então, fez uma participação pontual em Maldivas (2022), da Netflix. Há rumores de que ela poderá integrar o elenco de Três Graças, próxima novela das 21h escrita por Aguinaldo Silva, mas nada foi confirmado até o momento.
Mesmo com a agenda de novelas em pausa, a atriz continua envolvida com causas sociais e culturais. No ano passado, ela participou de um evento no Retiro dos Artistas, instituição que apoia há anos. "As pessoas falam com tom de lástima, mas o Retiro é uma dádiva. É um lugar bem amparado, cheio de alegria e de reencontros. A gente sai de lá contagiado", afirmou, em entrevista ao UOL em 2024.
Além do trabalho, Ângela também transformou sua experiência em conteúdo nas redes sociais. A atriz fala de forma lúcida e aberta sobre o envelhecimento e a saúde da mulher.
Mesmo após cinco décadas de carreira, Ângela disse que não perdeu o entusiasmo. "Enquanto você tiver vontade e saúde, pode pisar naquele tablado, fazer filme, novela, série. A gente não acaba", resumiu ela.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.