A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
PRÓXIMA DAS SETE
MANOELLA MELLO/TV GLOBO

Maurício Mattar interpreta Junqueira em Por Você, novela que estreia no próximo dia 17 na Globo
Mauricio Mattar está longe das novelas desde Topíssima (2019), da Record. Aos 62 anos, o ator volta ao gênero em Por Você, próximo folhetim das sete da Globo, que estreia em 17 de agosto. Em entrevista exclusiva ao Notícias da TV, ele afirma que a decisão não nasce da saudade da rotina intensa dos estúdios, mas de uma combinação de fatores que tornou o convite irrecusável.
"Estou com uma caçulinha de seis anos e quatro netos. Eu acho que tem a ver os netos crescerem vendo o vovô fazendo uma coisa que eles não viram", diz Mattar. O ator lembra que já viveu experiência semelhante quando participou do filme Príncipe Lu e a Lenda do Dragão (2024). "A minha filha chegava na escola e dizia: 'Meu pai é o rei!'. Aquilo, para mim, foi muito gostoso. Acho que agora vai ser a mesma coisa."
Antes da novela, ele gravou Jogada de Risco, série do Globoplay em que interpreta Paulo Costa, um respeitado técnico de futebol que esconde um lado corrupto nos bastidores do esporte. A produção marca seu reencontro com a Globo, emissora na qual conquistou fama como galã de novelas entre a década de 1980 e meados dos anos 2000.
Mattar conta que primeiro aceitou o convite para a série. Meses depois, o diretor André Câmara o procurou para integrar também o elenco de Por Você. A proposta acabou reunindo todos os elementos necessários para convencê-lo a voltar aos folhetins.
Mesmo assim, ele admite que nunca sentiu falta da rotina diária das novelas. O veterano divide o tempo entre sua fazenda em Minas Gerais, negócios, família e outros projetos, e diz que acreditava que seu ciclo na televisão já havia se encerrado.
Eu já estava aposentado. Parei de atuar porque achei que já tinha dado alegria para muita gente. Agora, queria me alegrar fazendo outras coisas. Já fiz tantas coisas por obrigação, daqui para a frente tem de ser prazeroso.
Outro fator decisivo para o retorno é o carinho que continua recebendo dos fãs. "O fato de as redes sociais trazerem uma noção imediata de como o público tem memória afetiva dos meus trabalhos foi importante. Muita gente pergunta: 'Quando você volta?'. Quando surgiu esse convite, pensei que talvez fosse a hora."
Para Mattar, retornar às novelas também representa uma oportunidade de ser descoberto por uma nova geração, que conhece sua trajetória apenas pelas histórias contadas pelos pais e avós.
Em Por Você, ele interpreta Junqueira, investidor e dono da Rede Saúde Integral. Com forte influência nesse setor, o empresário identifica no Hospital & Maternidade Luz uma oportunidade para expandir seus negócios e se alia à ambiciosa Vanessa (Alinne Moraes), intensificando a disputa pelo controle da instituição. "Ele vai se envolver em conflitos misteriosos e bem empolgantes. Estou muito feliz por fazer parte desse projeto", finaliza.
A nova novela vai substituir Coração Acelerado, é de autoria de Dino Cantelli e Juliana Peres e conta com supervisão de texto de Glória Barreto.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Por Você: Capítulos da novela das sete da Globo - 6 a 17/10
Terça, 6/10 (Capítulo 44)
Bela se sente atordoada após pedir demissão do hospital, e pede ajuda a Gabriel. Gabriel alerta Junqueira sobre as demissões encomendadas por Vanessa, e afirma que a saída de Bela pode ser prejudicial para a imagem … Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.