Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FILHO DE TRINDADE?

Antes de Pantanal, bebê-diabo 'nasceu' em São Paulo e causou pânico em moradores

REPRODUÇÃO/TV GLOBO e NOTÍCIAS POPULARES

Montagem de fotos com Trindade (Gabriel Sater) em Pantanal e bebê-diabo na capa do Notícias Populares

Trindade (Gabriel Sater) em Pantanal: história do bebê-diabo foi tema de jornal em 1975

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 8/8/2022 - 6h35

Em Pantanal, Irma (Camila Morgado) está grávida de Trindade (Gabriel Sater), o peão que tem pacto com cramulhão. A criança que ela espera virá com traços do demônio. Anos antes de a novela ser escrita por Benedito Ruy Barbosa, em 1990, a história de um bebê-diabo assombrou moradores da região metropolitana de São Paulo.

Em 11 de maio de 1975, o jornal impresso Notícias Populares, que pertencia ao grupo Folha de S.Paulo e tinha como característica o sensacionalismo, estampou na capa a seguinte manchete: "Nasceu o diabo em São Paulo".

A publicação foi a única a falar sobre o caso e, segundo o NP, a criatura tinha características sobrenaturais e havia vindo ao mundo em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A reportagem adotou um tom de mistério e terror ao tratar sobre o tema.

De acordo com o texto, o bebê-diabo já tinha nascido falando e ameaçando a própria mãe de morte. "O bebezinho tem o corpo totalmente cheio de pelos, dois chifres pontiagudos e um rabo de aproximadamente cinco centímetros, além de olhar feroz, que causa medos e arrepios", relatou a publicação.

Após a primeira publicação, o Notícias Populares passou a fazer uma série de reportagens, com textos diários sobre o bebê-diabo. Foram 27 diferentes capas sobre a criança encapetada. O conteúdo alavancou a venda do jornal entre maio e junho de 1975. Com tiragem média de 70 mil exemplares, o periódico chegou a vender mais de 150 mil cópias por dia nesse período.

Os relatos traziam depoimentos de pessoas que viram o pequeno cramulhão soltando fogo pela boca, pedindo sangue, falas de enfermeiras que tinham feito o parto, padres sendo infernizados na região e histórias que não paravam de chegar.

O assunto virou uma lenda entre os paulistanos na década de 1970. De acordo com o Blog Memória, da revista Veja, realmente um bebê com duas pequenas saliências na testa e um prolongamento no cóccix nasceu na maternidade de São Bernardo do Campo naquele período.

O caso, resolvido com cirurgia, correu pela região e chegou ao jornal Folha de S.Paulo. Um repórter do Notícias Populares foi fazer a cobertura da história e voltou com um texto em que relatava os fatos médicos, sem sensacionalismo, mas a publicação optou por levar a lenda urbana adiante e tratar o caso como sobrenatural, espremendo o assunto até que se esgotasse.

Veja abaixo algumas capas do Notícias Populares sobre o caso:

NOTÍCIAS POPULARES

Capas do Notícias Populares sobre o bebê-diabo

.

Saiba mais sobre o que vai acontecer com o bebê-diabo de Pantanal. Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.