Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

MULTIFUNCIONAL

A Viagem: O detalhe de Alberto que chamou a atenção em 1994 e ainda choca em 2025

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Cláudio Cavalcanti com expressão séria em cena de A Viagem

Alberto, interpretado por Cláudio Cavalcanti (1940-2013), em A Viagem; personagem impressiona

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2025 - 16h00

Alberto, interpretado por Cláudio Cavalcanti (1940-2013), guarda um mistério em A Viagem: como ele consegue tempo para desempenhar todas as suas funções na trama? Toda vez que a novela é exibida, seja na Globo ou no Globoplay Novelas (novo nome do canal Viva), telespectadores se surpreendem com o fato de Alberto se desdobrar em múltiplas funções.

Na trama, reprisada atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, o homem tem duas vertentes principais. Em seu lado mais terreno, ele é médico e cuida tanto da família de Diná (Christiane Torloni) quanto de Otávio (Antonio Fagundes) e dos filhos dele, além de trabalhar num hospital.

Não é raro o profissional ser chamado, a qualquer dia e hora, para cuidar da saúde de dona Maroca, interpretada por Yara Côrtes (1921-2002), de um acidente de Dudu (Daniel Ávila) ou para conversar com o amigo Otávio sobre a doença grave e misteriosa dele.

Já no lado mais espiritual, Alberto é médium, praticante da religião espírita. Ele comanda sessões de mesa branca, percebe presenças e atividades de espíritos, recebe carta psicografada e, até o momento, é o único personagem capaz de ver e falar com Alexandre (Guilherme Fontes).

Por causa do dom sobrenatural, ele tem notado claramente que Téo (Mauricio Mattar) tem sido obsidiado pelo vilão. Alberto tenta ajudar o rapaz, e, no capítulo da última quinta (14), uma atitude dele chamou a atenção do público: o médico foi à casa do arquiteto, viu que ele estava muito mal pela influência negativa do fantasma e ajudou no trabalho doméstico. Alberto arrumou a casa de Téo, limpou louças sujas, organizou a cozinha.

Para completar, ele ainda tem as funções de namorado de Estela (Lucinha Lins) e conselheiro emocional de boa parte dos personagens de A Viagem. Na relação com a amada, Alberto por vezes precisa fazer a mediação entre ela e Ismael (Jonas Bloch), bancar o psicólogo com as lamúrias da mulher sobre seus problemas com a filha e o ex-marido.

Alberto também vive falando com Diná, com Otávio, com Raul (Miguel Falabella), com dona Guiomar (Laura Cardoso) e com quem mais surgir em busca de uma palavra de sabedoria.

A existência de personagens que servem como base de apoio para protagonistas não é rara em novelas; acontece muito de um coadjuvante existir basicamente para ouvir os desabafos de um personagem principal. 

Em A Viagem, no entanto, Alberto cresce muito ao acumular funções, principalmente no âmbito espiritual. Ele se torna um dos personagens mais importantes da trama por suas intersecções entre o mundo dos vivos e o plano espiritual, e seu talento para se desdobrar em vários segue impressionando o público que acompanha a novela fielmente (mesmo aquele que já viu A Viagem antes).

"Alberto é médico, médium, psicólogo, padrinho, babá e faxineiro nas horas vagas!", brincou o telespectador Leo Castro em post publicado no X. "O Alberto é a Barbie de A Viagem, mil e uma profissões", comentou a telespectadora Renata Vieira.

"Depois de mais de 30 anos, me dou conta de que o Alberto é o verdadeiro protagonista (mocinho, herói, etc.) da novela. Não à toa ele participa de todos os núcleos. É o guerreiro que salva geral neste e no outro plano", observou a telespectadora Janaína Oliveira.

"O dia do Alberto tem 72 horas: vai e volta em Itatiaia duas vezes, dá plantão no hospital, socorre a Estela, faz sessão espírita, visita o Otávio pra conversar, vai atender e aconselhar o Raul em casa. É o verdadeiro protagonista!", declarou a telespectadora Paula Froed.


Resumos Semanais

Resumo de A Viagem: Capítulos da novela do Vale a Pena Ver de Novo - 7/11

Sexta, 7/11 (Capítulo 128)
Fátima conta a Téo que Ednéia está namorando Hélio. Okida insinua a Glória que gostaria de casar-se com ela. Ismael, no esconderijo, sentado na cadeira de rodas, vê Regina chegar com um mafioso finíssimo. Alexandre diz ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.