Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM ELENCO FIXO

Modelo de contratos de atores da Globo é totalmente vetado na Netflix; saiba por quê

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Camila Queiroz e Klebber Toledo em cena de Casamento às Cegas Brasil, olham para a direita em close

Camila Queiroz e Klebber Toledo em cena de Casamento às Cegas Brasil; trocaram Globo por Netflix

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2021 - 7h00

Ao longo das últimas décadas, ficou conhecido o modelo de contratos da Globo com atores de seu "elenco fixo": profissionais de alto reconhecimento, consagrados ou grandes apostas da emissora que fazem parte do quadro de funcionários mesmo quando não estão trabalhando e são proibidos de atuar em outros canais ou plataformas. Esse esquema tem passado por modificações dentro da própria emissora e é completamente impensável na Netflix --para onde vários atores estão migrando.

Na gigante do streaming, todos os acordos com atores e apresentadores são por obra. Ou seja, não existe um elenco reservado pela empresa; as pessoas são contratadas para realizarem um trabalho específico (um filme ou uma temporada, por exemplo) e depois não têm mais vínculos. 

Segundo Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix Brasil, isso acontece porque o foco principal da plataforma é nas obras, nas criações, nos programas, e não nos atores. 

"Acreditamos que [ter elenco fixo] não é o caminho, estamos muito focados no desenvolvimento de projetos, esse é nosso grande foco. Queremos ter um grande número de desenvolvimentos e escolher as melhores histórias, as mais autênticas, para produzi-las. Isso pode levar muito tempo, e nós investimos, esperamos até a história ficar boa", defendeu ela no evento Mais Brasil na Tela, realizado no dia 23.

"A gente acredita que os talentos depois vêm. Eles querem estar com os melhores projetos, as melhores histórias. Não adianta segurar um grupo de talentos sem ter as histórias, eles também iam ficar frustrados", explicou a executiva.

Do ano passado para cá, vários talentos revelados em novelas da Globo trocaram a emissora por obras da Netflix. Bruna Marquezine é uma das atrizes principais da série Maldivas; Sheron Menezzes e Thiago Martins protagonizam o filme de ação Carga Máxima; e Camila Queiroz deixou um contrato fixo na Globo para apresentar Casamento às Cegas Brasil --isso antes de entrar em grande desavença com a emissora e ser demitida de Verdades Secretas 2

Para os atores, isso significa mais liberdade para escolherem quando e em quais projetos vão querer trabalhar, além da possibilidade de receberem em dólar. 

A Netflix, no entanto, não descarta ter, em algum momento, um elenco fixo de cineastas, diretores, autores e roteiristas. "Eventualmente, a gente pode fazer contratos de longo prazo com criadores, isso sim. A gente quer focar na criação, e os talentos vão vir com as melhores histórias e criações", concluiu Elisabetta.

TUDO SOBRE

Globo

Netflix


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.