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TEM SOLUÇÃO?

Globoplay exagera em anúncios para assinantes e recebe reclamações

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Montagem de fotos com Iza em comercial de plano de celular e Poliana Abritta no Fantástico, da Globo

Iza em propaganda exibida para assinante antes do Fantástico (com Poliana Abritta) no Globoplay

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2022 - 7h00

Plataforma que mistura filmes, séries, documentários e atrações sob demanda com programação ao vivo e trechos de conteúdos que vão ao ar na televisão, o Globoplay tem um diferencial negativo em relação aos seus concorrentes. O serviço de streaming da Globo exibe uma sequência de propagandas em vídeos que estão disponíveis para usuários pagantes e os chamados "free". O problema é que mesmo os assinantes não conseguem escapar dos comerciais.

A empresa, inclusive, já virou alvo de queixas no Reclame Aqui. "Gente, que loucura é essa agora de me colocarem duas (por falta de uma) propagandas no Globoplay?", começou a relatar uma assinante identificada como Beatriz.

"Se eu tô pagando, não quero ver comercial, muito menos no meio do programa. Faça-me o favor, Globo, e retire essas propagandas ridículas.
Caso isso não for possível, cancelo minha assinatura. Obrigada", reclamou a cliente, em abril do ano passado.

O Globoplay respondeu para a usuária. "Compreendemos que não curta as propagandas, visto que o objetivo é assistir nossos conteúdos, mas é uma forma de retribuição aos nossos anunciantes que investem na plataforma e desta forma cada vez mais oferecer o melhor aqueles usufruem do serviço", justificou a empresa, que tentou apontar pontos positivos nas propagandas:

Um ponto positivo das propagandas é o fato de anunciar algo que possa ser útil a quem está assistindo e é desta forma que o mercado utiliza para anunciar novos produtos. Os conteúdos abertos (Jornalismo, Esportes, Variedades, Realities, Programação ao vivo, trechos e melhores momentos) possuem propaganda, tanto para assinantes quanto para usuários free. Porém, os vídeos exclusivos para assinantes não possuem propaganda.

Essa é uma reclamação antiga de assinantes. Ao tentar assistir à última edição na íntegra do Fantástico no Globoplay, a reportagem encontrou o mesmo problema da usuária que foi ao Reclame Aqui. Mesmo sendo assinante, foram exibidas duas propagandas na sequência antes de o conteúdo ser liberado.

O número de queixas aumenta entre os meses de janeiro e maio, quando novos usuários chegam ao Globoplay por causa do serviço de 24 horas do Big Brother Brasil. Interessados em "fazer valer" a nova assinatura, que atualmente custa R$ 24,90 no plano mais barato, os clientes procuram por conteúdos e ficam surpresos com os anúncios.

O tema já virou motivo de debate em fóruns na internet, como uma comunidade no site Tecnoblog, em que leitores falaram sobre as propagandas. "Sou assinante do Globoplay. Hoje fui assistir a um conteúdo e me apareceram várias propagandas de 30 segundos em poucos minutos de programação. Está pior do que o YouTube. Está acontecendo isso com mais alguém?", questionou um usuário, que recebeu respostas positivas de outras pessoas.

O que diz o Globoplay

As propagandas do Globoplay não aparecem em conteúdos como o 24 horas do Big Brother Brasil, filmes, séries e novelas, mas os anúncios são entregues nos vídeos de jornalísticos, programas de Variedades (como Encontro e Mais Você) e em trechos de atrações diversas.

Questionado pelo Notícias da TV se existe algum plano para evitar que assinantes assistam aos anúncios, o Globoplay não informou se essa prática pode acabar em breve, mas ressaltou que tem uma "vasta oferta de conteúdos livres de comerciais". Veja a nota completa abaixo:

O Globoplay disponibiliza um vasto portfólio de conteúdos exclusivos, inéditos e de acervo aos seus assinantes sem anúncio. No entanto, os conteúdos abertos (Jornalismo, Esportes, Variedades, Realities, programação ao vivo, trechos e melhores momentos) possuem propaganda, tanto para assinantes quanto para usuários free.

Além do Reclame Aqui e fóruns de internet, há registros diários de reclamações contra as propagandas também no Twitter. Veja abaixo:


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