A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
MANUEL BELMAR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O executivo Manoel Belmar, que está de saída da Globo: emissora vai focar no digital e em I.A
A Globo confirmou nesta sexta-feira (4) que vai promover uma espécie de "dança das cadeiras" em seu alto escalão. Como o Notícias da TV já havia adiantado, uma das principais mudanças é a saída do executivo Manoel Belmar. De acordo com a emissora, a reestruturação faz parte do plano de tornar o seu negócio mais digital --e focado, principalmente, em inteligência artificial.
Em nota, a Globo afirmou que Belmar já havia pedido para deixar o cargo há dois anos, trabalhando desde então na reestruturação do seu setor. Também acrescentou que a iniciativa não teria relação com a compra dos direitos da Copa do Mundo 2026, que teria sido uma decisão "tomada exclusivamente pelo Conselho de Administração do Grupo, como é de praxe em deliberações de grande porte, que não podem ser atribuídas individualmente aos executivos da empresa" [leia o comunicado na íntegra no final do texto].
Como a reportagem já havia mostrado, a Copa do Mundo foi um dos principais "calcanhares de Aquiles" da emissora em 2026. Além das críticas da imprensa especializada e do próprio público, a decisão de não adquirir todos os jogos para transmissão na TV aberta foi visto internamente como um erro --especialmente porque deu protagonismo à CazéTV, que ampliou a sua base de inscritos no YouTube graças ao torneio.
Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, disse em comunicado à imprensa que o desenho da nova estrutura faz parte "das mudanças no mercado, nos hábitos de consumo e nas novas gerações", que "reforçam um movimento importante de evolução da nossa estratégia".
As alterações no quadro de executivos incluem a saída de outros nomes, além de Belmar, a saber:
O grupo também passa por uma atualização em sua estrutura com a criação de uma nova editoria e a reestruturação de outros setores:
Outro ponto crucial da reformulação é a chegada de Júlia Rueff para a diretoria de Plataformas Digitais, deixando a estrutura da seguinte maneira:
A Globo ainda está definindo o nome de quem vai ocupar a diretoria de Consumidor e Marketing, que faz parte do departamento de Operações Core.
"O presidente do Grupo Globo e do Conselho de Administração do Grupo, João Roberto Marinho, reforçou hoje a comunicação da nova estrutura organizacional feita há pouco pela Globo para se alinhar à evolução da estratégia corporativa da empresa e a reforçou como único motivo para as movimentações de seus executivos.
João Roberto Marinho recordou que Manuel Belmar, até então diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo, havia, há pelo menos dois anos, compartilhado com a empresa a decisão de encerrar sua jornada executiva. Sua decisão deu início a um processo cuidadoso de transição, em consonância com a parceria de sucesso e confiança de mais de duas décadas de Belmar com a Globo.
O presidente do Grupo Globo repudiou com veemência as especulações que rondam a iniciativa e afirmou que a decisão de renegociação da compra dos direitos da Copa do Mundo 2026 foi tomada exclusivamente pelo Conselho de Administração do Grupo, como é praxe em deliberações de grande porte, que não podem ser atribuídas individualmente aos executivos das empresas.
João Roberto Marinho se uniu a Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, no agradecimento à liderança, contribuição, impacto e legado de Manuel Belmar, do diretor de Aquisição de Direitos, Pedro Garcia, e do diretor de Marca e Comunicação da Globo, Manuel Falcão, na trajetória das empresas do Grupo Globo e em suas transformações."
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.