Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACORDO MILIONÁRIO

Briga com Globo e crise de assinantes: Por que Netflix vai aparecer em A Fazenda?

REPRODUÇÃO/RECORD

Adriane Galisteu com uma camisa preta durante uma edição de A Fazenda 14

Adriane Galisteu é apresentadora de A Fazenda: Netflix usa programa da Record em ação inédita

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/9/2022 - 7h00

O acordo comercial inédito fechado entre Record e Netflix para ações publicitárias dentro da 14ª edição de A Fazenda, que estreia no próximo dia 13, surpreendeu o mercado. O motivo é simples: a Netflix nunca anunciou em atrações do gênero e jamais fez ações em programas da TV de Edir Macedo. Mas a guerra do streaming no Brasil com a Globo e a queda notória de assinantes em todo o mundo fez a empresa mudar de estratégia. 

Segundo apurou o Notícias da TV, o principal motivo é a perda de assinantes. A plataforma está de olho em uma parcela mais popular do público, principalmente da classe C brasileira. Estudos indicaram que as classes mais altas já são assinantes da plataforma, e que o crescimento entre esse público atingiu seu teto máximo.

A Record é uma vitrine interessante para esse público, principalmente em A Fazenda. Cerca de 54% do público que acompanha o programa é da classe C. Além disso, a atração tem o maior índice de retenção de atenção da TV aberta --de 57% dos telespectadores. Ou seja, o público que sintoniza para ver o reality não troca o que está vendo nem nos intervalos.

Outro ponto interessante é que a Netflix percebeu que precisa chegar no telespectador de reality na TV aberta. No período do BBB, a Globo aproveita para vender o máximo que pode o Globoplay. Com isso, rouba público e interesse da Netflix, que não pode se dar ao luxo de perder mais.

Por fim, a gigante do streaming deseja promover seus próprios realities shows dentro das ações que fará em A Fazenda 14. Para os próximos dias, está marcada, por exemplo, a estreia de Brincando com Fogo Brasil 2, reality de pegação produzido pela empresa. Já o Casamento às Cegas 2, comandado por Camila Queiroz e Klebber Toledo, tem estreia prevista para 30 de novembro e será anunciado dentro de A Fazenda 14.

Como informou o Notícias da TV na última quarta (30), a plataforma negociou com a Record por cerca de R$ 65 milhões um pacote de ações de merchandising, segundo o preço de tabela enviada pelo departamento comercial da TV ao mercado. O valor pode ser menor, porque não raramente a Record pratica descontos entre 85% a 90% no preço anunciado. 

A Fazenda 14 estreia em 13 de setembro e terá mais uma vez apresentação de Adriane Galisteu. Entre os famosos cotados para o programa estão Felipe Prior, do BBB 20; Deolane Bezerra, influenciadora; e Thomaz Costa, ator da novela Carrossel (2012), do SBT. Latino também foi um nome falado nas redes sociais.

participantes que deram o que falar em outras edições podem ganhar uma "segunda chance", como Liziane Gutierrez e Denise Rocha, a Furacão da CPI. Uma pré-estreia, marcada para o dia 12 e que conta com Rico Melquiades, campeão da edição passada, também está prevista. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.