Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DE LINHA

Após atrito com filha de Edir Macedo, Walter Zagari deixa o comercial da Record

EDU MORAES/RECORD

Walter Zagari com um terno marrom e uma camisa branca, com braços cruzados

Walter Zagari: executivo deixa o comando do departamento comercial da Record após 19 anos

DANIEL CASTRO E GABRIEL VAQUER

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 8/12/2021 - 12h00

A Record fez uma intervenção forte em sua área comercial. Após quase duas décadas, Walter Zagari, vice-presidente do setor, continua na emissora, mas deixa o comando do departamento. Ele passa a ser apenas conselheiro. A mudança acontece depois de ele discordar do trabalho de Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo e responsável pela dramaturgia da rede. 

Walter Zagari será substituído por Alarico Naves. Hilton Madeira, seu braço direito no departamento comercial, também vai para um conselho comercial que acaba de ser criado. A nova estrutura passa a trabalhar com mais força após as festas de fim de ano. 

A troca na alta direção da Record foi definida nesta quarta-feira (8). O objetivo da Record é reduzir custos. Alguns profissionais foram demitidos na semana passada. Todos que farão parte do novo comercial da rede de Edir Macedo vão ter a carteira assinada no regime CLT. Antes, a maioria era contratada por Pessoa Jurídica (PJ).

Segundo apurou o Notícias da TV, a Record observou que pagava um valor muito alto em comissões para a equipe de Zagari e quis reduzir, ao mesmo tempo que privilegiava um de seus nomes mais importantes da história recente da TV. Com isso, foi criado o conselho comercial, que contará com alguns nomes.

Quem venderá os espaços publicitários e patrocínios será Naves e seus novos comandados. Ele assume oficialmente no início de 2022. Seu principal desafio será manter um faturamento em alta no ano que promete ser de forte retomada econômica com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

Walter Zagari sempre teve prestígio, mas vinha desgastado nos últimos anos. Discordâncias com a direção eram frequentes. Recentemente, ele se irritou com a falta de planejamento no setor de dramaturgia que atrasou a produção da novela bíblica Reis, que deveria entrar no lugar de Gênesis. O setor é comandado por Cristiane Cardoso.

Cristiane não gostou das críticas. Para fontes ouvidas pela reportagem, a saída de Zagari do comando comercial é uma demonstração de influência nos bastidores da primogênita do dono da Record e líder da Igreja Universal.

A carreira de Walter Zagari

Walter Zagari estava no comando do comercial da Record desde maio de 2002. Nas suas mãos, a empresa passou a bater recordes de faturamento e criou a clássica, e não bem-sucedida, meta de atingir a liderança de audiência da TV brasileira, a partir de 2004.

Zagari iniciou sua carreira publicitária na TV Tupi (1951-1980), como office-boy, passando para contato, gerente e diretor da área comercial. Posteriormente, ele foi para a Band, onde também atuou como diretor comercial. Zagari trabalhou durante 20 anos no SBT, sendo os últimos dez como superintendente comercial.

O executivo venceu o prêmio Caboré, o mais importante do mercado da publicidade, como Melhor Profissional de Veículo de 1995 a 2005.

Procurada, a Record confirmou a informação. Leia o comunicado oficial:

"O Grupo Record informa que iniciou a reestruturação em todas áreas comerciais. O trabalho tem como objetivo oferecer ao mercado as melhores soluções em formatos, inovação, customização de produtos para atender clientes de todas as proporções de investimento em nossas plataformas de conteúdo.

O comando comercial de Negócios Multiplataforma será conduzido por Alarico Naves, contemplando toda a estrutura comercial da TV e das mídias digitais.

O planejamento do trabalho contará também com um Conselho Consultivo Comercial do qual fazem parte Walter Zagari e Hilton Madeira". 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.