Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUITO LOUCO

Vin Diesel chuta o balde, e Velozes & Furiosos 9 é filme mais insano da franquia

Divulgação/Universal Pictures

Tyrese Gibson e Vin Diesel apontam armas em cena do filme Velozes & Furiosos 9

Tyrese Gibson e Vin Diesel em Velozes & Furiosos 9; filme estreia nos cinemas nesta quinta (24)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2021 - 9h00

Vítima de diversos adiamentos por conta da crise de Covid-19, Velozes & Furiosos 9 finalmente estreia nos cinemas nesta quinta-feira (24). Vin Diesel e companhia chutam o balde com acrobacias em carros que desafiam as leis da física --com direito a viagem ao espaço-- e, assim, o novo longa se estabelece como o mais insano da franquia até hoje.

Há alguns anos a franquia abandonou qualquer ligação com a realidade para entregar o que sua legião de milhões de fãs ao redor do mundo quer: entretenimento. Para isso, Justin Lin, que comandou as aventuras do terceiro ao sexto filme, retorna à cadeira de diretor para fazer o nono capítulo da saga ultrapassar os próprios limites.

Uma das grandes qualidades de Velozes & Furiosos é reconhecer a realidade megalomaníaca para a qual se entregou. Se Vin Diesel (Dominic Toretto), Tyrese Gibson (Roman Pierce) e Michelle Rodriguez (Letty) conseguem escapar de soldados treinados ou de uma queda de um precipício, é porque eles simplesmente podem. Rir é o melhor remédio, e rir de si mesmo colocou a franquia e seus personagens no mesmo patamar dos Vingadores.

E é com muitas risadas que se constrói a trama de Velozes & Furiosos 9. Do início ao fim, a ação desenfreada toma conta da tela enquanto breves cenas mais tranquilas surgem para explicar os motivos de todos os perigos e surpresas que aparecem na frente dos personagens.

O longa começa citando o elefante branco na sala. O primeiro trailer havia revelado que a grande surpresa da trama era a introdução de Jakob (John Cena), irmão mais novo e perdido de Dom. Como uma franquia de 20 anos inventa, do nada, que o seu grande protagonista tem um irmão que nunca havia sido citado?

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL

Os vilões Jakob e Cipher

Para explicar o seu ponto principal, a história começa em 1989, com um flashback mostrando um ainda jovem Dom (Vinnie Bennett) como mecânico do carro de corrida de seu pai, Jack Toretto (J.D. Pardo). Na mesma equipe estava Jakob (Finn Cole), o caçula perdido.

A sequência inicial reintroduz a história que o protagonista contou a Brian O'Connor (Paul Walker) ainda no primeiro filme. Dom vê Jack morrer após colidir em uma corrida e acaba sendo preso por dar uma surra com uma chave de fenda no piloto que bateu no carro de seu pai. A partir daí, a relação com Jakob deixou de existir.

O pontapé para retirar Dom e Letty da aposentadoria é o retorno de Cipher (Charlize Theron), a vilã de Velozes & Furiosos 8 (2017). O avião em que Sr. Ninguém (Kurt Russell) a escoltava para a prisão foi interceptado, e o agente da CIA conseguiu enviar uma mensagem criptografada à equipe.

Com Roman, Tej (Ludacris) e Ramsey (Nathalie Emmanuel) prontos para a ação, Dom reluta por medo de trazer perigo à vida de seu filho, Brian (Isaac Holtane). Mas a chance de derrubar de uma vez por todas a mulher que matou Elena (Elsa Pataky) o convence a se unir a sua família de aventuras.

Em busca de (mais) um artefato tecnológico que pode mudar o rumo do mundo, Dom e sua equipe tentam localizar onde o sinal de Sr. Ninguém desapareceu, mas não antes de encontrar supersoldados treinados e que buscam o mesmo item. Durante a fuga, Dom e Letty reconhecem um de seus perseguidores: um adulto Jakob.

Dada a largada para mais um capítulo absurdo da franquia, Velozes & Furiosos 9 se estabelece como um dos mais surpreendentes. Antes mesmo da estreia, Justin Lin havia antecipado que o longa levaria os protagonistas ao espaço, mas a jornada até o aguardado clímax é longa e tão surreal quanto pilotos de corridas de rua se arriscando como astronautas.

Os principais spoilers já foram revelados nos trailers, mas o diretor guardou o recheio do bolo para a experiência de assistir ao filme. No final, Velozes & Furiosos 9 é uma grande reunião em família, e a ressureição de Han (Sun Kang, que havia se despedido da franquia no sexto longa) é a cereja que faltava para essa adocicada aventura sem qualquer ligação com a realidade.

Assista ao trailer legendado do filme: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.