Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORGE FURTADO

Na pandemia, vencedor do Emmy troca teclado por câmera: 'Divertido e trabalhoso'

FABIO REBELO/PARAMOUNT+

Imagem de Katiuscia Canoro e do diretor Jorge Furtado nos bastidores do filme Os Fora da Lei

Katiuscia Canoro e Jorge Furtado nos bastidores do filme Os Fora do Lei, longa nacional do Paramount+

Vencedor do Emmy Internacional com a série Doce de Mãe (2014), Jorge Furtado trocou as horas na frente do computador pelo trabalho atrás das câmeras no set de Os Fora da Lei, primeiro longa brasileiro original do Paramount+. A comédia romântica foi filmada durante a pandemia da Covid-19, e o diretor descreveu a experiência como "divertida e trabalhosa".

"Não filmava há três anos, só escrevendo nessa vida de roteirista. Agora, no set, com a equipe e os atores, está sendo muito divertido. É trabalhoso, muito trabalhoso porque estamos gravando em locações na pandemia, são 19 locações diferentes, com cenas de perseguição de carro e moto. Está sendo bem trabalhoso e puxado, como também prazeroso", detalhou Furtado.

A convite da plataforma de streaming, o Notícias da TV realizou um set visit virtual e conheceu os bastidores do longa, filmado em Porto Alegre (RS). "É a primeira vez que falo sobre o filme para qualquer pessoa de fora da equipe. Na verdade, a gente só sabe o que é o filme quando realmente fazemos, agora que entendi realmente o que estamos fazendo", complementou o diretor.

Os Fora da Lei é estrelado por Katiuscia Canoro, Rafael Infante e Cauê Campos e conta a história de Kelson (Campos), um ladrão de veículos que, para fugir dos crimes, decide comprar uma motocicleta mais potente.

Mas o jovem cai em um golpe e adquire a moto de um bandido perigoso da cidade, que estava preso. Ao sair da cadeia, o criminoso fica furioso com a perda do seu veículo de estimação e decide recuperar o item a qualquer custo.

"É uma comédia romântica com aventura, muita música e está ficando muito bonita, colorida. Depois que começa a filmar, vemos os personagens nascerem, e é emocionante de ver", pontuou o cineasta.

A história foi escrita por Guel Arraes, parceiro de trabalho de Furtado há mais de três décadas. "Tínhamos a ideia de fazer uma comédia popular. Já fizemos Lisbela e o Prisioneiro [2003], mas era no ambiente do Nordeste. Agora, é uma coisa urbana, uma periferia urbana de uma grande cidade brasileira, mas é uma comédia mesmo. Trabalhamos muito nesse roteiro e está sendo muito divertido voltar a fazer comédia", afirmou.

TUANE EGGERS/PARAMOUNT+

Bastidores do Os Fora da Lei

Equipe do Os Fora da Lei nos bastidores

Bastidores

Para a realização do longa, a equipe alugou uma casa em Porto Alegre (RS) e otimizou o espaço com a construção de diversos cenários. Em poucos passos, o elenco deixava um escritório de advocacia e chegava a uma comunidade periférica que também integra o enredo da trama.

"Quando estávamos decidindo de que forma íamos trabalhar os cenários, achamos melhor não filmar dentro de um estúdio. Chegamos à conclusão de que, se nós estivéssemos em um estúdio, estaríamos muito mais expostos [à Covid-19] do que se alugássemos uma casa, um lugar grande com janelas e luz natural", detalhou Nora Goulart, produtora do filme.

Na nossa equipe, além dos profissionais que naturalmente estariam na produção, temos mais cinco pessoas que só cuidam disso [dos protocolos sanitários], da desinfecção dos materiais, se chegou máscara, álcool em gel, luva...

Questionada pela reportagem se a pandemia seria inserida dentro da história do longa, Nora explicou: "Outro dia, estávamos comentando que quando começou a temporada de This Is Us na pandemia, paramos de ver. Queremos ver qualquer coisa menos a pandemia, porque já estamos vivendo ela. Acho que é um inconsciente coletivo, a maioria das pessoas não quer ver nada da pandemia porque já estamos intoxicados dela".

"Quando a Tereza Gonzalez [chefe de Desenvolvimento de Ficção Panregional da ViacomCBS] nos procurou para apresentar um projeto para o Paramount+, ela sabia qual era o DNA da Casa de Cinema de Porto Alegre [produtora responsável pelo longa]. Gostamos muito de fazer filmes divertidos e que possam, de alguma forma, transformar as pessoas que assistem", ressaltou.

"Esse projeto tem um pouco disso. É uma comédia e agora, neste momento do país, o que precisamos é rir, realmente, pois estamos enfrentando um momento absurdamente complexo e difícil. É um projeto com muitos detalhes de produção, pois estamos trabalhando com seis atores que vieram para Porto Alegre fazer esse trabalho conosco. Fizemos uma pesquisa grande de elenco também", afirmou a produtora.

As filmagens foram finalizadas em novembro e o longa tem estreia prevista para 2022 no Paramount+.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.