Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

RARÍSSIMO

Histórico! Oscar 2026 tem apenas o sétimo empate em 98 anos de premiação

REPRODUÇÃO/HBO MAX

Homens de terno recebem estatueta do Oscar 2026

Produtores do curta Os Cantores recebem Oscar dividido com Two People Exchanging Saliva

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 15/3/2026 - 21h37

Além de histórico para o cinema nacional, com as cinco indicações recebidas pelo Brasil, o Oscar 2026 foi palco para outro evento raríssimo neste domingo (15): dois filmes vencedores dividiram uma estatueta! Em 98 anos de premiação, isso havia ocorrido apenas seis vezes --e uma delas sequer foi um empate verdadeiro.

A situação inusitada foi na categoria melhor curta-metragem, vencida tanto por Os Cantores quanto por Two People Exchaning Saliva. A produtora do segundo, Natalie Musteata, chegou a arriscar, erroneamente, que o Oscar só tinha vivenciado três empates em toda a sua história.

A primeira vez em que dois concorrentes dividiram o prêmio foi ainda na quinta edição da premiação, realizada em novembro de 1932, quando Fredric March (1897-1975) foi consagrado por O Médico e o Monstro, e Wallace Beery (1885-1949) foi reconhecido por O Campeão.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou posteriormente que os dois não haviam empatado exatamente, já que March teve um voto a mais do que Berry. O regulamento da época, porém, apontava que se algum indicado ficasse a três votos ou menos do vencedor, ele também seria premiado. As regras foram mudadas depois, para que só levasse a estatueta o recipiente da maioria dos votos.

O primeiro empate verdadeiro ocorreu em 1950, na categoria documentário de curta-metragem. A Chance to Live e So Much for So Little receberam exatamente a mesma quantidade de votos e, assim, dividiram o prêmio.

Dezenove anos depois, em 1969, mais um empate --talvez o mais chocante da história. Na categoria melhor atriz, Barbra Streisand e Katherine Hepburn (1907-2003) levaram a estatueta por seus trabalhos em Funny Girl - Uma Garota Genial e O Leão no Inverno, respectivamente.

Em 1986, mais um empate entre documentários --mas, dessa vez, entre os de longa-metragem. Artie Shaw: Time Is All You've Got e Down and Out in America foram as produções que dividiram a premiação.

Em 1995, a situação ocorreu foi na mesma categoria que deu confusão neste ano, melhor curta-metragem. Trevor e Franz Kafka's It's a Wonderful Life acabaram reconhecidos igualmente pelos votantes.

O empate mais recente até então tinha acontecido em 2013, na categoria mixagem de som. Tanto 007 - Operação Skyfall quanto A Hora Mais Escura foram premiados na ocasião.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.