OS EMERGENTES

Em novo filme, Nelson Freitas faz rico falido e até vende quentinhas na rua

DIVULGAÇÃO

Foto do rosto de Nelson Freitas

Nelson Freitas interpreta Henrique na comédia Os Emergentes, que chega aos cinemas em julho

GABRIELA RODRIGUES

gaby@noticiasdatv.com

Publicado em 13/6/2026 - 14h00

Fonte Preferencial

De volta aos cinemas, Nelson Freitas vive o pior pesadelo de qualquer ricaço: perder tudo e ter que ralar para sobreviver. Na comédia Os Emergentes, o ator interpreta Henrique, um aristocrata que vai à ruína e precisa engolir o orgulho para trabalhar para seus ex-funcionários, além de se virar vendendo quentinhas na rua. 

Ao Notícias da TV, o artista adianta um pouco sobre seu personagem e explica que o filme, que chega às telonas em 9 de julho, além de divertir, tem como objetivo levar uma mensagem importante ao público. 

"O Henrique não conhece outro mundo, ele nunca trabalhou, entende? Ele mantém o que tem ao longo da vida dele, da aristocracia, e acaba que, ao longo do filme, quando a família precisa, ele tenta ajudar com elegância, postura à mesa, aulas de etiqueta. São cenas muito divertidas", promete. 

Em Os Emergentes, Henrique não enfrenta a derrocada sozinho. Ele é casado com Beatriz, interpretada pela atriz Alexandra Richter. Nascida em berço de ouro, a ex-ricaça também é obrigada a encarar a nova realidade e assume o papel de funcionária de seus ex-empregados --que se tornam os novos ricos.

Nelson Freitas e Alexandra Richter

Nelson Freitas e Alexandra Richter (Divulgação)

"É divertido ver um cara todo bonitinho, almofadinha, tendo que se submeter a serviços que ele nem conhece, mas a necessidade é que faz a circunstância. Foi muito divertido vê-los [o casal] morando em um quartinho, vestindo uniformes", conta Freitas. 

Na trama, o personagem acaba se aproximando do agora patrão Inácio (Paulinho Serra). Os dois criam a Quentinha Gourmet, um empreendimento que dá aos ex-ricos a chance de prosperar de outra maneira: vendendo marmitas. 

"O fato de ele saber que não tem outra alternativa, já que não era o provedor, pois vivia de herança, faz ele perceber que, se não for assim, não tem outro jeito. O Henrique acaba indo lá trabalhar, vender quentinha na rua. Ele não tem leitura do quanto isso pode ser contributivo na vida dele, mas essa adaptação acaba se tornando uma grande mensagem", avalia o ator. 

Todos vivemos as mesmas dores, os mesmos sofrimentos, as mesmas angústias. Isso é comum a todos. Eu acho que essa questão de rico e pobre, principalmente esse tipo de personagem, que é uma pessoa que nasceu em berço de ouro e que não conhece o outro lado, a lição já está intrínseca. Aprenda a viver, acorda, preste atenção: tem muito além do seu jardim!

Ascensão dos novos ricos

Ao abordar a dinâmica dos novos ricos na trama, Freitas comenta como a ascensão desses personagens reflete, de certa forma, o cenário atual da nossa sociedade, em que um completo desconhecido viraliza e se torna famoso e abastado do dia para a noite. 

A gente está vivendo momentos no planeta inteiro em que o dinheiro é só um número, ele não tem mais a influência que tinha sobre o papel moeda. Adventos de internet e maneiras de se ganhar dinheiro hoje em dia transformam a vida de pessoas num átimo, e elas não têm o tempo de processar sobre valores.

"Há um grande hiato entre o sucesso, a fama e a importância que as pessoas se dão dentro da escala social, sobre o que é importante para elas quando ganham dinheiro. Eu acredito que, na maioria das vezes, se gasta errado por questões de crenças limitantes e detalhes que vão fazer com que a pessoa que ganha dinheiro fácil também perca fácil. É mais ou menos por aí, pois ela não pensa no valor, e sim no preço das coisas", opina. 

Nelson Freitas acrescenta que, fora das telas, sua relação com o dinheiro é bastante diferente da de seu personagem em Os Emergentes. Na vida real, o intérprete valoriza muito mais o desapego e defende que as experiências mais valiosas não têm preço. 

"Estou com 64 anos, já vivi em colégio militar, já fui oficial da Marinha, comecei a carreira de ator já velho, já com 28, quase 30 anos. Então, tudo o que eu vi e vivi desde a minha infância, filho de professora no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes, me fez perceber que as coisas mais preciosas não custam dinheiro. Isso é uma grande lição", completa. 

Rostos conhecidos 

Além de Nelson Freitas, Alexandra Richter e Paulinho Serra, Os Emergentes conta ainda com outros rostos conhecidos do grande público em seu elenco, como Mônica Carvalho, André Gonçalves, Sidney Sampaio e Lucas Penteado. 

A atriz Jeniffer Setti, que já atuou em Os Dez Mandamentos (2015), da Record, também está na produção e tem papel fundamental na trama: ela interpreta Letícia, a "nova rica" casada com Inácio.

Jeniffer Setti

A atriz Jeniffer Setti em Os Emergentes (Divulgação)

"A Letícia tem uma necessidade quase desesperada de parecer sofisticada e bem-sucedida. Ela está sempre tentando impressionar as pessoas, mesmo quando isso acaba gerando situações constrangedoras e muito engraçadas. Ela tem uma confiança enorme e não percebe os próprios exageros", conta Jeniffer ao Notícias da TV

Para a intérprete, sua personagem é o retrato perfeito do que costumamos acompanhar nas redes sociais: a busca pela validação do outro. "O dinheiro representa uma conquista para ela, mas o que realmente importa é o reconhecimento que acredita que ele pode trazer. Ela quer ser vista, admirada e aceita em ambientes dos quais antes se sentia distante", explica.

Os estrangeirismos usados por ela, os excessos e essa necessidade de parecer chique acabam sendo uma tentativa de ocupar um espaço que ela acredita que não era dela. O interessante é que o filme mostra como, muitas vezes, a gente corre atrás de uma imagem idealizada de sucesso sem perceber o próprio valor.

"A Letícia é exagerada, mas ela carrega inseguranças muito humanas. Quem nunca quis ser aceito em determinado grupo, impressionar alguém ou mostrar uma versão melhor de si mesmo? Claro que ela leva tudo isso ao extremo, porque estamos falando de uma comédia, mas existe algo muito reconhecível nela. O público provavelmente vai rir dos excessos, mas também vai perceber que, em algum momento, já viveu algo parecido", finaliza.

TUDO SOBRE

Nelson Freitas


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.