Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FILMES EM ALTA

De olho na Record, Band apela para fenômeno erótico Cinquenta Tons de Cinza

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Christian Grey (Jamie Dornan) encostado em Anastasia Steele (Dakota Johnson), de olhos vendados, em Cinquenta Tons Mais Escuros

Christian Grey (Jamie Dornan) e Anastasia Steele (Dakota Johnson) no filme Cinquenta Tons Mais Escuros

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 4/4/2020 - 5h42

Franquia fenômeno na literatura e no cinema, Cinquenta Tons de Cinza será exibida em dose dupla pela Band neste domingo (5). Além do primeiro longa, que já foi ao ar em agosto, também será mostrado Cinquenta Tons Mais Escuros (2017), ainda inédito em TV aberta. A estratégia da emissora é ameaçar a terceira colocação da Record no Ibope.

No último domingo (29), a Band conseguiu derrotar a concorrente com os documentários vespertinos do Planeta Selvagem e permaneceu encostada enquanto passava os longas Babe, O Porquinho Atrapalhado (1995) e Babe, O Porquinho Atrapalhado na Cidade (1998).

A Record amplia a diferença e fica em terceiro lugar com folga apenas a partir das 18h, quando os filmes da Band acabam e começa o Terceiro Tempo. Neste fim de semana, o cenário pode ser diferente, já que a emissora de Edir Macedo trocou o Domingo Show de Sabrina Sato, que derrubava a audiência, pela sessão vespertina Cine Maior --que terá o longa Meu Malvado Favorito 2 (2013).

A dobradinha erótica de Cinquenta Tons vai ao ar na sessão Domingo no Cinema, das 19h30 até 23h30. Na semana passada, das 19h30 às 22h04, o longa Gladiador (2000) marcou 4,1 pontos de média na Grande São Paulo.

No período da quarentena, a Band tem recorrido ao seu acervo de clássicos, com produções como a trilogia De Volta Para o Futuro e Beethoven (1992), que já foram exibidas, além de O Pestinha (1990) e O Pestinha 2 (1991), programados para a tarde deste domingo (5).

A franquia Cinquenta Tons é distribuída pela Universal Pictures, que entre 2005 e 2016 tinha um acordo de exclusividade com a Record. Mas a emissora não quis exibir os eróticos. O desinteresse é temático: no ano de lançamento do filme, o bispo Edir Macedo publicou em seu blog no site da Igreja Universal do Reino de Deus um texto com o título "As doutrinas dos cinquenta tons de cinza do capeta".

"Se estiver pensando em ver esse filme, se você gostou do livro e até mesmo tem permitido que seus filhos adolescentes leiam, parabéns! Você está contaminando a sua mente com a sujeira deste mundo e enchendo a mente pura e as emoções de seus filhos com desejos demoníacos que vão ficar com eles por toda a vida, a menos que eles lutem para quebrar essas maldições pela fé", disparou Macedo.

A Globo fechou acordo com a Universal em 2018 e também poderia ter ficado com a franquia erótica, recomendada apenas para maiores de 16 anos. Mas não demonstrou interesse. Na TV paga, os longas foram exibidos primeiro pelo Telecine e estão disponíveis também no Telecine Play, empresas do Grupo Globo.

A rejeição das gigantes da TV aberta contrasta com o sucesso que Cinquenta Tons fez no Now, sistema de vídeo on demand da Net. Em 2015, o primeiro filme da franquia se tornou o mais visto da plataforma, superando sucessos como A Culpa É das Estrelas (2014) e Frozen (2013). No cinema, os três longas acumularam mais de US$ 1,3 billhão (R$ 5,4 bilhões) na bilheteria.

Filmes eróticos na Band

Interessada nesse fenômeno erótico, a Band decidiu comprar os direitos de exibição quando foi procurada pela Universal. Exibido pela primeira vez na TV aberta em 28 de agosto, Cinquenta Tons de Cinza foi o filme mais visto da emissora em um dia útil da semana em 2019, com 2,8 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo.

O longa com o romance picante de Anastasia Steele (Dakota Johnson) e Christian Grey (Jamie Dornan) teve picos de 3,9 pontos. Agora, durante a quarentena, a expectativa da Band é de conseguir números ainda melhores.

Além da dobradinha da franquia de Cinquenta Tons, a emissora exibe o seu tradicional Cine Privé, que à 1h30 da madrugada de sábado (4) para domingo (5) contará com o filme Primeiro Prazer.

Assista abaixo aos trailers de Cinquenta Tons de Cinza e Cinquenta Tons Mais Escuros, atrações da Band neste fim de semana:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.