Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AGORA NA NETFLIX

De indicada ao Emmy a drogas: Por onde anda elenco de Meu Primeiro Amor?

Divulgação/Columbia Pictures

Macaulay Culkin e Anna Chlumsky andam de bicicleta em cena do filme Meu Primeiro Amor

Macaulay Culkin e Anna Chlumsky em Meu Primeiro Amor; filme clássico entrou para o catálogo da Netflix

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 15/6/2021 - 6h20

Clássico dos anos 1990, Meu Primeiro Amor (1991) entra para o catálogo da Netflix nesta terça-feira (15), para a alegria dos fãs de comédia romântica. Encabeçado por Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, o elenco que fez o público chorar teve destinos diferentes após o filme, com os protagonistas se dividindo entre problemas com drogas e indicações ao Emmy.

Alçado ao status de jovem estrela de Hollywood com o sucesso nos dois filmes da franquia Esqueceram de Mim, Culkin foi escalado em Meu Primeiro Amor como um dos principais nomes no filme. No entanto, a glória desapareceu nos anos seguintes.

Ainda adolescente, o ator sofreu com uma disputa entre seus pais pela riqueza conquistada no cinema. Os problemas em casa o levaram às drogas, vício que definiu grande parte de sua carreira nas décadas de 1990 e 2000.

Par romântico de Culkin no filme, Anna também abandonou os holofotes durante algum tempo. O retorno triunfal viria anos depois, com o sucesso da comédia Veep (2012-2019), na HBO. O trabalho na série lhe rendeu seis indicações ao Emmy, o Oscar da TV.

Na época já veteranos da TV e do cinema, Dan Aykroyd e Jamie Lee Curtis fizeram o principal casal adulto de Meu Primeiro Amor. Conhecido por comédias, o primeiro deixou o panteão dos grandes nomes da indústria, enquanto a atriz voltou a ser figura valorizada em Hollywood nos últimos anos.

Meu Primeiro Amor conquistou US$ 59,4 milhões (R$ 300,5 milhões, na cotação atual) de bilheteria e é até hoje lembrado como uma das melhores comédias românticas do cinema. O longa ganhou uma continuação em 1994 com os retornos de Anna, Jamie e Aykroyd, e Austin O'Brien no lugar de Culkin, mas não teve o mesmo sucesso do original.

Confira abaixo por onde anda o elenco de Meu Primeiro Amor:

REPRODUÇÃO/COLUMBIA PICTURES/INSTAGRAM

Macaulay Culkin foi de astro ao ostracismo

Macaulay Culkin

Uma das maiores promessas do cinema norte-americano, Macaulay Culkin era o grande astro teen na época em que viveu o nerd Thomas em Meu Primeiro Amor. Ele havia interpretado Kevin McCalister em dois filmes da franquia Esqueceram de Mim e o perverso Henry de O Anjo Malvado (1993), tornando-se um dos nomes mais requisitados pelos produtores.

Depois do sucesso na comédia romântica, ele viveu o protagonista de Riquinho (1994), outro clássico da Sessão da Tarde no Brasil. O astro ainda participou do clipe musical de Black or White, música eternizada na voz de Michael Jackson (1958-2009).

Foi a partir daí que a carreira de Culkin sofreu uma derrocada da qual ele nunca se recuperou. Entre 1994 e 2003, o ator não teve créditos em filmes ou séries, substituindo os tapetes vermelhos de Hollywood pelas capas dos tabloides norte-americanos. Uma guerra jurídica envolvendo os seus pais causou traumas em sua juventude, aproximando o astro teen das drogas.

O rosto angelical deu lugar a uma face quase cadavérica, e a saúde do ator era sempre questionada em jornais por todo o mundo. Ele retornou aos cinemas em Party Monster (2003), longa no qual viveu uma drag queen ao lado de Seth Green (Buffy: A Caça-Vampiros) e Wilmer Valderrama (That 70's Show).

De 2002 a 2010, Culkin namorou a também atriz Mila Kunis, atual mulher de Ashton Kutcher. O relacionamento dos dois também era destaque nos jornais, e a jovem confessou anos depois ter se arrependido da forma como terminou a relação.

Nos anos seguintes, o ex-astro teen teve pequenos papéis no cinema e na TV, incluindo um episódio da clássica sitcom Will & Grace (1999-2006; 2017-2019). Em 2021, ele retornará a uma produção de destaque na 10ª temporada de American Horror Story.

DIVULGAÇÃO/COLUMBIA PICTURES/HBO

Anna Chlumsky antes e depois

Anna Chlumsky

Antes dos dois filmes de Meu Primeiro Amor, Anna só havia atuado na comédia Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989), filme no qual Macaulay Culkin também trabalhou. Foi na comédia romântica, porém, que a jovem atriz teve o seu primeiro papel de destaque.

Logo após o segundo filme da franquia, ela esteve em Mamãe Nota 10 (1994) e Caçadoras de Aventuras (1995). O segundo também se tornou um clássico da Sessão da Tarde e tinha Christina Ricci (Gasparzinho) no elenco.

De 1998 a 2007, no entanto, Anna deixou de lado a carreira de atriz. Em entrevista à revista People em 2009, ela explicou que ter sua mãe como instrutora de atuação e seu empresário sempre ao lado atrapalharam muito sua juventude. Segundo a estrela de Meu Primeiro Amor, a fama se tornou um fardo, e não uma paixão.

Ela decidiu focar nos estudos e se formou na Universidade de Chicago em Relações Internacionais. Depois de passar alguns anos trabalhando na área, um encontro com a cantora e compositora Roberta Flack no cabelereiro a incentivou a retornar à Hollywood.

Poucos anos depois, Anna foi escalada como coadjuvante em Veep (2012-2019), comédia da HBO estrelada por Julia Louis-Dreyfus. Pelo papel de Amy Brookeheimer, ela foi indicada a seis prêmios Emmy e deu uma reviravolta na carreira digna de filme.

REPRODUÇÃO/COLUMBIA PICTURES/INSTAGRAM

Dan Aykroyd sumiu das grandes produções

Dan Aykroyd

Dan Aykroyd já era um astro do cinema quando topou atuar em Meu Primeiro Amor. Ele surgiu no humorístico Saturday Night Live e logo passou a ser protagonistas de franquias como Os Irmãos Cara de Pau e Os Caça-Fantasmas.

Depois de atuar na comédia romântica, Aykroyd esteve em inúmeros filmes dos mais variados gêneros. Com exceção de Chaplin (1992), cinebiografia do icônico ator Charles Chaplin (1889-1977), o veterano não atingiu o mesmo nível de sucesso.

Entre participações especiais e outras recorrentes, ele foi escalado como o protagonista da sitcom Soul Man (1997-1998), spin-off de Home Improvement (1991-1999) que durou apenas duas temporadas.

Apesar de ainda estar na ativa, Aykroyd aparece em longas de pouca expressão ou conquista papéis menores do que os estava acostumado nos anos 1980 e 1990. Em 2021, ele retornará à franquia Os Caça-Fantasmas em Ghostbusters: Mais Além.

REPRODUÇÃO/COLUMBIA PICTURES/LIONSGATE

A icônica Jamie Lee Curtis

Jamie Lee Curtis

Estrela da franquia Halloween, Jamie Lee Curtis também se aproveitou do sucesso de Meu Primeiro Amor para colocar a carreira como atriz de volta nos trilhos do sucesso. Na época, ela era a protagonista de Anything But Love (1989-1992), sitcom que durou quatro temporadas, mas deixou a atração para se dedicar ao cinema.

Logo após o segundo filme da franquia, ela estrelou True Lies (1994), clássico de ação protagonizado por Arnold Schwarzenegger e dirigido por James Cameron (Titanic). Jamie colecionou trabalhos em filmes de menor expressão e chegou a voltar à franquia Halloween em duas continuações, até bombar ao lado de Lindsay Lohan na comédia Sexta-Feira Muito Louca (2003).

O sucesso diminuiu com o tempo, e ela tentou passou a tentar a sorte na TV nos anos 2010. Jamie esteve em pequenos arcos de NCIS e New Girl (2011-2018) e atuou em duas temporadas da fracassada Scream Queens (2015-2016). No entanto, um último retorno à franquia que a levou ao estrelato a colocaria de volta entre os destaques de Hollywood.

Em 2018, ela protagonizou Halloween, filme que serve como sequência do longa original e descarta todas as outras produções que vieram depois. O sucesso foi tanto que dois novos títulos foram encomendados, com estreias marcadas para 2021 e 2022. Jamie ainda fez parte do elenco de Entre Facas e Segredos (2019), indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

Assista ao trailer (sem legendas) de Meu Primeiro Amor:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.