Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OUTROS GÊNEROS

De ação a filme de Natal: Netflix investe em nova estratégia para cinema nacional

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Sheron Menezzes e Thiago Martins com uniformes de pilotos de Fórmula Truck em filme da Netflix, posam para foto de frente

Sheron Menezzes e Thiago Martins são os protagonistas do filme de ação Carga Máxima, da Netflix

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2021 - 6h35

A Netflix quer dar uma nova guinada em sua produção de filmes no Brasil em 2022. Até então, os filmes nacionais que têm tido a preferência do público na plataforma são comédias (inclusive as românticas). Para o ano que vem, a estratégia é não deixar as fórmulas de sucesso de lado, mas investir mais tempo e dinheiro em outros gêneros, como ação, ficção científica e filme de Natal. 

Segundo Adrien Muselet, executivo da Netflix que lida diretamente com a área de cinema, o objetivo é ampliar os horizontes no audiovisual.

"A gente descobriu que cinema brasileiro tem audiência potencial fora do Brasil muito grande. Com Modo Avião [2020], Tudo Bem no Natal que Vem [2020], a gente descobriu que filme brasileiro funciona muito bem no exterior. Nos próximos anos, o que vamos tentar fazer é ir para outros gêneros que não fomos ainda e experimentar um pouco mais em gêneros nos quais temos menos tradição", explicou ele durante o evento Mais Brasil na Tela.

Neste momento, há três filmes de gêneros ainda pouco explorados no Brasil pela Netflix sendo gravados. Um deles é um drama jovem chamado Depois do Universo, do diretor Diego Freitas. 

Outro é Cheio de Graça, de Pedro Antonio, com previsão de estreia para o Natal de 2022. O elenco tem Vera Fischer, Sérgio Malheiros e Gkay. Na trama, Carlinhos (Malheiros) leva uma desconhecida para a mansão de sua família depois de descobrir uma traição da ex-namorada. Como tradição de todos os anos, os parentes celebram as festividades com uma ceia. No entanto, a acompanhante do protagonista, Graça (Gkay), é rebelde e irrita profundamente a matriarca da família, Lady Sofia (Vera).

Está em produção também o primeiro filme de ação da Netflix, Carga Máxima. Na história, um piloto de Fórmula Truck (Thiago Martins) que vive dificuldades financeiras e precisa sustentar a família concorda em transportar uma carga misteriosa para um homem bastante suspeito. Após ser perseguido pela polícia e escapar vivo, ele tenta desistir e passa a ser caçado também pelos bandidos. A previsão de estreia é para o primeiro semestre de 2022. 

A aposta em novos projetos e gêneros que saem da zona de conforto brasileira tem demandado tempo e dinheiro na Netflix, segundo Adrien Muselet. 

"Vamos começar a investir massivamente em desenvolvimento. É um processo cuja finalidade é conseguir levantar a barra de qualidade de projetos que efetivamente vamos realizar. Isso passa por investimento em tempo e financeiro, pra poder fazer mais versões do roteiro, testar mais efeitos antes de filmá-los, ter certeza que vamos conseguir atrair os melhores diretores e atores ao projeto. Tem a possibilidade de ir a mais caminhos, mais ambiciosos, num processo mais longo", declarou.

O filme Biônicos é um exemplo dessa estratégia. A atração, do cineasta Afonso Poyart, está em desenvolvimento há três anos. "Passamos três anos tentando chegar na melhor versão dessa história, trabalhando pra ter um arco melhor, personagens secundários melhores, melhor elenco, pra conseguir experimentar em um novo gênero com muitas ambições", disse Muselet. 

A trama se passa em um mundo em que o avanço da robótica beneficiou muito atletas paralímpicos, que se tornaram estrelas esportivas. Maria sonha em se tornar atleta paralímpica para competir com a irmã, Gabi (as atrizes não foram divulgadas), mas para isso se envolve com criminosos. 

"Nosso foco não é um gênero em particular. O foco é a Netflix trazer o melhor da cinematografia brasileira nesse gênero, seja drama, ação, terror... Nosso foco é ter mais diversidade de gêneros [cinematográficos] e entregar os melhores filmes feitos naquele ano", resumiu o executivo. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.