Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO PRIME VIDEO

Com seis indicações ao Oscar 2021, O Som do Silêncio relata a luta contra a surdez

Divulgação/Prime Video

Riz Ahmed toca bateria em cena do filme O Som do Silêncio

Riz Ahmed vive o baterista Ruben em O Som do Silêncio, filme indicado a seis prêmios no Oscar 2021

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 20/4/2021 - 14h15

Um dos destaques do Oscar 2021, com seis indicações, O Som do Silêncio (2021) está disponível para assistir no Amazon Prime Video e relata o drama de um baterista e ex-viciado em drogas e sua luta para se adaptar a uma surdez inesperada.

Com Riz Ahmed (Venom) como protagonista, a trama conta a história de Ruben Stone, um baterista que vive da música e mora em um trailer com Lou (Olivia Cooke), sua namorada e vocalista da banda.

Com uma vida de exageros, Ruben abusou de sons altos e heroína, o que acabou, aos poucos, deteriorando a sua audição. Para alguém que tem a música como grande sonho, o drama da surdez é devastador para o rapaz.

Por ignorar a recomendação médica de evitar lugares barulhentos que poderiam complicar ainda mais a sua situação, Ruben é aconselhado por seu empresário/amigo a ir para um retiro de pessoas com necessidades especiais. Uma operação para resgatar sua audição é financeiramente inviável, e Lou praticamente impõe que o rapaz se interne para que suas carreiras ainda tenham um futuro.

Voto vencido, Ruben topa se juntar ao retiro liderado por Joe (Paul Raci, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante), mas para isso é necessário se isolar do mundo afora. Isso significa abdicar de Lou, seu trailer e seus amados instrumentos. O jovem precisa não apenas se acostumar à nova realidade, mas aprender a ver um mundo em que a surdez é uma condição, e não uma deficiência.

DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO

Surdez atrapalha o sonho de Ruben e Lou

Embora a sua vontade seja colocar o implante que o possibilitaria escutar novamente, Ruben se entrega ao mundo de Joe e passa a ver sua situação com outros olhos. Sua jornada ao lado de outros surdos emociona, e Riz Ahmed fez questão de aprender a linguagem de sinais para dar mais veracidade à sua atuação.

Tão intenso quanto Ahmed está Raci, que na vida real é filho de pais surdos e tem grande experiência com linguagem de sinais. Joe, seu personagem, é empático e quer ajudar Ruben não por orgulho, mas por já ter passado pelas mesmas coisas. Ele se vê no rapaz, e suas cenas juntos estão entre as mais comoventes do filme.

Dirigido e coescrito pelo estreante em longa-metragens Darius Marder, O Som do Silêncio não permite em nenhum momento que o espectador esqueça que se trata de um filme baseado na sensação do som. Seja nos shows lotados de Ruben ou em suas aulas no retiro, o público e o personagem escutam exatamente a mesma coisa --não por acaso, o longa está entre os indicados a melhor som.

O peso emocional da jornada de Ruben prova que as seis indicações ao Oscar 2021 não vieram por acaso. Ahmed pode não levar a estatueta --a concorrência com Anthony Hopkins e Chadwick Boseman é avassaladora--, mas seu trabalho em O Som do Silêncio já está marcado como o ápice de sua carreira.

Assista ao trailer (sem legendas) do filme:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.