Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA NETFLIX

Com racismo em pauta, Monstro tem estreante na direção e rappers no elenco

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

A$AP Rocky em cena de Monstro

A$AP Rocky em cena de Monstro; rapper interpreta James King em novo filme da Netflix

VICTOR CIERRO

victor@noticiasdatv.com

Publicado em 11/5/2021 - 6h55

Novo filme da Netflix, Monstro conta a história de um jovem negro que é acusado de um crime que ele jura não ter cometido. O longa marca a estreia no cinema de Anthony Mandler, diretor de clipes musicais das cantoras Beyoncé, Rihanna e Taylor Swift. A produção também conta com outros nomes da música: os rappers Nas e A$AP Rocky atuam, e John Legend produz.

O longa começa com um monólogo do protagonista, um adolescente de 17 anos envolvido em uma acusação de homicídio doloso. "Monstros não choram no escuro. Era o que eu deveria ter dito a ele quando nos olhou e nos chamou de monstros", discursa Steve Harmon (Kelvin Harrison Jr.). 

Steve mora no Harlem, bairro marcado pela influência afro-americana em Nova York. O sonho do garoto é se tornar cineasta --e, de certa maneira, ele alcança seu objetivo no filme, pois narra sua história.

Apesar de o longa começar com o protagonista na prisão, a produção intercala passado e presente: o sofrimento e a agonia de Steve na prisão, o julgamento estressante e os bons momentos antes do crime, a inocência com seu interesse amoroso e o carinho com seu pai.

É durante o julgamento que a pauta do racismo fica mais clara, quando o promotor (Paul Ben-Victor) compara os jovens a monstros. O personagem tem a função de convencer o júri de que Steve e James King (A$AP Rocky) são culpados.

Ele continua a desumanizar os adolescentes negros, não usando fatos ou estatísticas, mas sim extrapolando na emoção. Os números e a realidade estão contra os acusados --apesar de os afro-americanos serem apenas 13% da população dos Estados Unidos, segundo a Bureau of Justice Statistics, cerca de um terço da população carcerária do país é negra.

Enquanto aborda a agonia do protagonista e o racismo enraizado, o drama também tem elementos de mistério, deixando em aberto até o final se Steve participou ou não do crime.

Assista ao trailer legendado de Monstro, já disponível na Netflix:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.