Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO CINEMA

Católica fervorosa, Cacau Protásio se emociona em terreiro de umbanda: 'Lindo'

Fotos: Divulgação/Migdal Filmes

Cacau Protásio está caracterizada com roupas de umbanda em uma praia e sorri para a câmera com os dois braços na cintura

Cacau Protásio interpreta a umbandista Regina no filme Amarração do Amor, em cartaz no cinema

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2021 - 6h30

Católica de carteirinha, Cacau Protásio precisou deixar sua fé de lado temporariamente para atuar em Amarração do Amor, em cartaz nos cinemas. Na comédia, ela dá vida à divertida Regina, uma umbandista que não aceita o casamento do filho com uma jovem judia. A experiência no terreiro comoveu a atriz de 46 anos. "Eu achei lindo, fiquei emocionada de me ver fazendo [o papel]", conta ela.

O longa dirigido por Caroline Fioratti conta a história de Bebel (Samya Pascotto) e Lucas (Bruno Suzano), casal que se apaixona apesar das diferenças em suas histórias --ela foi criada em sinagogas do judaísmo; ele, com os ritos da umbanda.

Quando os dois decidem se casar, suas famílias se envolvem no planejamento da cerimônia. Regina quer que a festa seja no seu terreiro. O pai da moça, Samuel (Ary França), deseja um evento que siga toda a tradição, com direito a celebração de um rabino. Aos poucos, o que deveria ser um culto ao amor vira um Deus nos acuda.

Cacau foi chamada para o filme por Caroline e pela produtora Iafa Britz, mas as duas fizeram o convite já imaginando que a atriz fosse recusá-lo. "Eu sou católica, muito fervorosa, do tipo que reza o Terço da Misericórdia todos os dias às 15h", explica a artista ao Notícias da TV.

Ela decidiu ler o roteiro antes de tomar qualquer decisão, e se surpreendeu ao ver que, no lugar de uma comédia sobre religião, o longa era um romance. "Vi que era uma história de amor, com uma briga entre os pais dos noivos, por causa do preconceito deles. O casal quer se amar, quer um casamento simples, e os pais é que têm esse ego de quererem a religião deles [se sobrepondo à dos outros]."

Ary França e Cacau na entrada do terreiro

Assim, ela prontamente topou o desafio. "Em momento algum nós quisemos debochar. Não fizemos a umbanda nem o judaísmo de maneira caricata. No momento da religião, da fé, tudo é feito de uma forma extremamente respeitosa. E foi por isso que aceitamos fazer esses personagens", ressalta.

Durante as gravações, em 2018, Cacau se encantou com o que viveu na pele de Regina. "A umbanda é linda, os pontos de macumba são incríveis, o atabaque tem uma batida que te traz energia. Para mim, a batida do tambor é igual estar na bateria de uma escola de samba, te traz uma coisa do chão pra cima que é muito boa. Vou dizer que é uma coisa ruim? Não é. Se você me perguntar se é a religião que eu quero seguir hoje, eu digo que não. Mas achei lindo de ver e de fazer."

Ary França, que vive o judeu Samuel, ressalta que Amarração do Amor pode servir como uma cura para o momento difícil que o brasileiro atravessa, com pandemia e uma sociedade cada vez mais dividida. "O Brasil tem uma tradição de comédia muito forte. Estamos em um momento polarizado, mal-humorado, mas o nosso riso está ali, escondido em algum lugar. Eu acredito que esse bom humor e essa leveza vão voltar", filosofa.

"Acho que nós estamos doentes, mas não somos doentes. Não sei por que a maldade saiu do armário, mas tenho a impressão de que nós vamos recobrar o equilíbrio. E nosso filme é mais uma contribuição para essa retomada da nossa verdadeira natureza, que não é esse bode. Não é!", enfatiza. 

O elenco também conta com Malu Valle, Maurício de Barros, Lorena Comparato, Vinícius Wester, Bel Kutner e Cassio Pandolfh, além das participações especiais de Berta Loran e Clementino Kelé. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.