Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Ataque dos Cães: Novo filme da Netflix é aposta certa para o Oscar 2022

Divulgação/Netflix

Benedict Cumberbatch como caubói em cena de Ataque dos Cães

Benedict Cumberbatch em Ataque dos Cães; filme é aposta da Netflix para o Oscar 2022

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 3/12/2021 - 6h15

Uma das principais estreias de dezembro na plataforma, Ataque dos Cães é a nova aposta da Netflix para abocanhar o grande prêmio do Oscar 2022. Disponível no catálogo desde quarta-feira (1º), o longa tem a melhor performance da carreira de Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), em uma trama que retorna ao Velho Oeste para contar uma história de depressão e melancolia.

Primeiro filme da vencedora do Oscar Jane Campion (O Piano) em dez anos, Ataque dos Cães adapta o romance homônimo de Thomas Savage (1905-2003) e pode ser descrito como um psicodrama gótico de faroeste. Situado no início do século 20, o filme troca as batalhas épicas e perseguições a cavalo para dar lugar a uma narrativa cheia de emoção e mistério.

No centro da trama está Phil Burbank (Cumberbatch), caubói que divide a administração de seu rancho com o irmão mais novo George (Jesse Plemons). Líder do grupo de vaqueiros que trabalha no local, Phil é o típico solteirão boca-suja que maltrata os outros para manter a pose de machão.

É por meio de seu péssimo comportamento que o longa introduz Rose (Kirsten Dunst), viúva dona de um restaurante. Seu filho, Pete (Kodi Smit-McPhee), com traços sutis e educação fina, vira alvo de gozação de Phil e dos outros caubóis.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Kirsten Dunst vive Rose em Ataque dos Cães

Kirsten Dunst vive Rose em Ataque dos Cães

A tristeza de Rose pelo tratamento dado ao filho chama a atenção de George, o mais consciente e educado dos irmãos Burbank. Atraído pela viúva, ele passa por cima da resistência de Phil e se casa com a moça, levando-a para morar com eles em seu rancho.

Com a ótima atuação de Cumberbatch, Phil se torna um personagem de várias camadas. Por trás de seu comportamento asqueroso, há um homem solitário e inseguro que abusa verbalmente do irmão e de outras pessoas para esconder os próprios defeitos.

Construído através de um sentimento constante de melancolia, o roteiro adaptado por Jane evoca tristeza e horror para mostrar como seus personagens são bidimensionais. Ataque dos Cães trabalha temas como alcoolismo, depressão e homofobia de maneira sutil, mas sem deixar de ser impactante.

Por ser um filme rural, a fotografia dos belos prados e das colinas do Estado de Montana, nos Estados Unidos, aumentam a sensação de solidão dos que vivem nos arredores do rancho dos Burbank. Em Ataque dos Cães, ninguém é totalmente feliz. Há sempre um sofrimento por trás da máscara, não importa o que as palavras digam.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Kodi Smit-McPhee e Benedict Cumberbatch

Kodi Smit-McPhee e Benedict Cumberbatch

Dentro desta atmosfera negativa, Phil e Pete se aproximam e constroem uma relação quase angustiante. Seja no clima soturno ou na trilha sonora tocante, o longa trabalha a mente do espectador para que se espere por algo que, de certa maneira, parece nunca acontecer. Essa tensão é elevada ainda mais pela performance complexa e quase opaca de Smit-McPhee, outro destaque do filme.

Em um ano totalmente afetado pela pandemia e com vários títulos adiados para 2022, é surpreendente como a Netflix chega com força para a temporada de premiações. Ataque dos Cães tem bons concorrentes pela frente, mas surge com tal força que talvez atinja o feito que filmes como Roma (2018), O Irlandês (2019) e Mank (2020) não conseguiram antes.

Assista ao trailer legendado de Ataque dos Cães:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.