Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MOVIMENTO POR MUDANÇA

Alec Baldwin: Após morte em set, artistas criam petição para banir uso de armas

Reprodução/NBC

Alec Baldwin em cena da 11ª temporada da série Will & Grace

Alec Baldwin em cena de Will & Grace; acidente envolvendo o ator causa revolta entre artistas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/10/2021 - 14h16

O acidente envolvendo Alec Baldwin que resultou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins fez com que um grupo de artistas criasse uma petição para tentar banir o uso de armas e munições em sets de filmagem. A iniciativa foi capitaneada pelo cineasta Bandar Albuliwi, amigo e ex-colega da vítima.

Albuliwi e Halyna se conheceram enquanto estudavam cinema no AFI Conservatory, nos Estados Unidos. O diretor criou a petição na última sexta (22), logo após o acidente no set do filme Rust que tirou a vida da cinematógrafa e feriu o cineasta Joel Souza.

Na petição, Albuliwi argumenta que o uso de armas de fogo não é mais necessário em sets de filmagem modernos e exige condições mais seguras para as produções cinematográficas como um todo.

"Halyna era uma fotógrafa talentosa e uma boa amiga cuja vida foi tirada tragicamente devido ao uso de uma arma de fogo real no set. Precisamos ter certeza de que isso nunca aconteça novamente. Não há desculpa para que algo assim aconteça no século 21. Armas de verdade não são mais necessárias nos sets de produção de filmes. A mudança precisa acontecer antes que outras vidas talentosas sejam perdidas", escreveu o diretor em comunicado.

A mudança para proibir armas reais nos sets ganhou força nos últimos dias, com showrunners de séries como The Rookie e The Boys prometendo removê-las e criar efeitos sonoros de tiros digitalmente. A petição também faz referência ao histórico acidente ocorrido em O Corvo (1994) que matou o ator Brandon Lee (1965-1993).

Até a manhã desta segunda-feira (25), a petição criada por Albuliwi já tinha reunido cerca de 25 mil assinaturas. Ela está disponível no site Charge.org. Celebridades como a atriz e diretora Olivia Wilde (Fora de Série) se manifestaram publicamente a favor do movimento.

"Hollywood: É hora de criar a Lei de Halyna, que proibirá o uso de armas de fogo reais em sets de produção de filmes e criará um ambiente de trabalho seguro para todos os envolvidos. Assine a petição!", escreveu Olivia em suas redes sociais.

Na última quinta (21), Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma carregada durante um ensaio para o filme Rust que matou Halyna e feriu o diretor do filme, Joel Souza. Nenhuma acusação foi registrada no incidente, mas a investigação do Departamento do Xerife de Santa Fé permanece ativa e aberta, com planos de realizar uma entrevista coletiva para dar detalhes adicionais sobre o caso nesta quarta-feira (27).

Confira abaixo a publicação de Olivia Wilde apoiando a petição para banir o uso de armas:

TUDO SOBRE

Alec Baldwin


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.