Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

KLEBER MENDONÇA FILHO

A alfinetada do diretor de O Agente Secreto nas novelas da Globo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O diretor Kleber Mendonça Filho discursando em um palco com expressão séria

Kleber Mendonça Filho é o diretor de O Agente Secreto, filme que tenta chegar ao Oscar 2026

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/10/2025 - 18h05

O cineasta Kleber Mendonça Filho, conhecido por não ter medo de se posicionar, se defendeu de críticas sobre sua filmografia na última terça (28) na pré-estreia de O Agente Secreto, em São Paulo. O pernambucano rebateu os comentários de que seus filmes seriam "regionais" demais, e destacou que as novelas da Globo --embora quase sempre ambientadas no Rio de Janeiro--, não são descritas da mesma forma.

"Nunca me vi e me coloquei como regional. Sou parte do Brasil [...] O Brasil precisa se ouvir mais. Existe toda uma montagem do nosso país, que foi uma montagem econômica, política e cultural, que deu muita força ao que é feito no Sudeste", explicou o diretor do longa-metragem representante brasileiro na corrida pelo Oscar.

E durante a conversa com a imprensa, Kleber Mendonça Filho ainda completou. "Meu ponto de vista é brasileiro, com base em Recife, Pernambuco, então não acho que faz nenhum sentido chamar qualquer coisa que não é da região Sudeste de regional", disse o cineasta de filmes como Bacurau (2019) e Aquarius (2016).

Na verdade, para mim, regional eram as novelas da Globo que cresci vendo. Eram regionais porque se passavam na Barra de Tijuca e não sabia o que era Barra da Tijuca. Deve ser uma região interessante

Escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, o filme O Agente Secreto iniciou sua jornada rumo ao prêmio mais importante da sétima arte com um choque de realidade. Também na terça, o anúncio dos indicados ao Gotham Awards, que foca no cinema independente, trouxe duas boas notícias para o longa, mas alguns tropeços surpreendentes.

A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho conseguiu indicações importantes ao prêmio: o cineasta foi lembrado no quesito roteiro original, enquanto o protagonista Wagner Moura concorre a melhor atuação. Por outro lado, o longa brasileiro não apareceu entre os nomeados a melhor filme internacional --o que pode atrapalhar suas chances de conseguir uma indicação ao Oscar na mesma categoria ano que vem.

Os votantes do Gotham Awards optaram pelas produções Foi Apenas um Acidente (França), No Other Choice (Coreia do Sul), Sound of Falling (Alemanha), Ressurrection e Nouvelle Vague --as duas últimas produções não foram selecionadas para representar nenhum país no Oscar 2026, o que dá uma pontinha de esperança para o Brasil.

Vale lembrar que, neste ano, Ainda Estou Aqui não foi indicado a nenhum Gotham Awards, mas levou o Oscar de melhor filme internacional ainda assim, além de render uma nomeação para Fernanda Torres como melhor atriz. Ou seja: a premiação é um termômetro, mas não uma sentença.

Os vencedores do Gotham Awards serão anunciados em uma cerimônia prevista para acontecer em 1º de dezembro, em Nova York, nos EUA. O Oscar de 2026 acontece no dia 15 de março.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.